Cidadeverde.com

Cidades buscam melhor maneira de desinfecção contra o Covid-19

 

Foto: Prefeitura de Coreaú(CE)

A Secretaria de Saúde de Crateús(CE), município localizado na divisa com o Piauí e fica distante  305 quilômetros de Teresina adquiriu dois túneis de desinfecção de pessoas. Os equipamentos  chegam a cidade nos próximos dias e devem ser instalados nas proximidades de uma instituição bancária como forma de impedir a propagação do Covid-19.

Os túneis de limpeza proporcionam  a higiene de maneira  simples,  com uso de energia elétrica ou gerador movido a combustível ajudando a borrifação de produtos desinfetantes em quem atravessa literalmente os equipamentos,  que são na verdade  um sistema simples de desinfecção por  pulverização, realizado em 15 segundos, de acordo com os fabricantes. 

No Piauí  um supermercado no norte do Estado instalou um desses equipamentos ,  que age  a partir da entrada da pessoa no espaço que lembra um pequeno corredor. Ao chegar na parte central  do equipamento,  a pessoa faz um giro de 360º,  para melhor receber a  borrifação do material desinfetante,  feito com ozônio ou outro tipo de produto de limpeza. 

O uso dos túneis de desinfecção não implica no relaxamento das demais medidas de prevenção contra o COVID-19, como uso de máscaras,  lavar as mãos com água e sabão, ou, ainda higienizá-las com álcool em gel 70%.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) emitiu uma nota técnica ainda no mês de abril que trata sobre os túneis e também a respeito das desinfecções de ruas e avenidas. O órgão condena alguns procedimentos e produtos usados na ação,  e dá  dicas do que pode de ser utilizado no processo de limpeza e combate ao Coronavírus nas cidades.

Leia abaixo nota técnica da Anvisa:

Nota técnica da Anvisa de 19/04/20

João Bandeira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais