Cidadeverde.com

Campo Maior: Prefeitura realiza busca ativa no combate ao Covid-19

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou durante essa semana, o Programa Busca Ativa no Bairro Cariri. A ação tem o objetivo de identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

Durante a ação a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com equipamentos de proteção individual (EPIs) realizaram testes rápidos para a identificação de possíveis casos da Covid-19, pessoas que estavam assintomáticos ou não identificados ainda. Dessa forma, é possível fazer o isolamento e rastrear os casos confirmados, fazendo com que se diminua o índice de transmissibilidade. Todos os dados são inseridos no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-SUS VE), processamento da base de dados que garante a identificação única do paciente.

O registro no sistema permite que as equipes de saúde informem sobre as ocorrências de maneira ágil, auxiliando a gestão no monitoramento e na análise da situação epidemiológica da transmissão da COVID-19.

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A secretária municipal de Saúde, Andréia Miranda, destacou a importância da ação para o melhor controle da doença no município.

“Além de promover um melhor controle da doença, a Busca Ativa, também permite a tomada de ações mais rápidas, com a identificação dos casos podemos realizar um trabalho de prevenção ainda mais efetiva, pois se encontrarmos esses casos de forma mais rápida, podemos diminuir as chances de transmissão para outras pessoas, o que ajuda na redução dos casos no nosso município”, destacou Andréia Miranda.

O prefeito Professor Rinha preocupado com o aumento do número de casos em Campo Maior solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a realização da Busca Ativa no município. “O programa Busca Ativa é uma arma a mais no combate à doença no nosso município, e essas visitas domiciliares aos moradores é muito importante para que as equipes de saúde possam fazer a testagem, só assim, vamos poder trabalhar fortemente na prevenção e na contenção do nível de disseminação do novo coronavírus”, disse o prefeito Professor Ribinha.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais