Cidadeverde.com

Picos e Campo Grande ganham ampliação de conexão com a internet

Dando continuidade à etapa de implantação do backbone aéreo, a Piauí Conectado ampliou a estrutura de conexão já oferecida aos municípios de Picos e Campo Grande do Piauí, resultando em grandes benefícios à população. A equipe técnica realizou a interligação das duas cidades por meio da tecnologia que oferece uma rede de transporte de dados mais veloz e com alta capacidade de trafegabilidade. Ao todo, foram instalados 59 km de fibra óptica no trecho que liga os municípios.

 De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o backbone aéreo proporciona transmissão de dados mais segura, rede confiável e internet de maior qualidade aos órgãos da administração pública localizados nos municípios. “Órgãos como delegacias, escolas e hospitais poderão ampliar os serviços e oferecer aos moradores de Picos e Campo Grande do Piauí atendimentos mais eficientes”, afirma.

Há quase um ano presente em Picos, o Projeto Piauí Conectado já instalou 35 pontos de conexão em órgãos estaduais da região e levou também sinal gratuito de internet a espaços públicos. Os picoenses podem acessar o WiFi livre, com velocidade de 40 mbps, nas praças Félix Pacheco, Dr. Antenor Martins Neiva e Praça Josino Ferreira.

A auxiliar de serviços gerais, Francisca da Silva Meneses, utilizou a internet da Rede Piauí Conect, disponível na praça Felix Pacheco, em um momento de lazer com a família e comprovou que é de qualidade. “Este serviço é de grande importância para a população da nossa cidade, uma vez que, nem todas as famílias possuem acesso a essa tecnologia. Percebo que a frequência de jovens nesses espaços públicos aumentou. Grande parte da população de Picos e macrorregião utiliza a internet quando necessita”, conta.

Com mais de 70 mil habitantes, Picos é um dos municípios mais importantes do Piauí, com o terceiro maior PIB do estado. Conhecida como Cidade Modelo, a região se destaca como uma das maiores produtoras de mel no Brasil. Além do agronegócio, o comércio é outra atividade que se destaca na região. A internet é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico da cidade. Ao levar conectividade à população, o projeto cria oportunidades, contribuindo para a geração de emprego e renda local.

 Em Campo Grande do Piauí, município que fica na região centro-sul do estado, a chegada da internet de fibra óptica trouxe rapidez na execução dos serviços administrativos na Unidade Escolar Serafim José de Brito, onde estão matriculados mais de 200 estudantes. “Foram agilizados os serviços do sistema iSeduc monitorados pela própria escola. No retorno das aulas presenciais, a internet será de grande contribuição para toda a comunidade escolar”, afirma a diretora da escola estadual, Vanda Maria de Jesus Sá.

Da Redação
[email protected]