Cidadeverde.com

Maxwell entregará títulos de terra a 300 famílias de Altos

A Prefeitura de Altos prepara a entrega de título de regularização fundiária para mais de 300 famílias que vivem em 10 hectares no Bairro São Sebastião. O problema persistia desde a fundação do bairro, há vinte anos. O prefeito Maxwell da Mariínha e a Assessoria Jurídica do município negociam com o proprietário do terreno a desapropriação. Documentos de posse serão preparados depois de homologada na Justiça a desapropriação.

Cristina Dias, moradora mais antiga do bairro relembra quando chegou e fala da entrega dos títulos de terra. “Nada tinha aqui a não ser um enorme buraco e muito mato. Eu e meu marido fomos os primeiros a chegar há 19 anos. Esse documento é um sonho porque hoje eu posso continuar meu negócio em casa”, falou.

Outra antiga moradora, Luiza Gomes, relata que sofreu constrangimentos. “Eu paguei por esse pedaço de terra em que construí minha casa, mas por muitas vezes pensei em desistir porque passei constrangimento. Não fiz muito investimento na casa porque não se sabe. Agora, com o documento vou poder dizer que é minha de verdade. A gente só tem a agradecer ao prefeito Maxwell por trazer essa dignidade pra nós”, disse emocionada.

A Prefeitura de Altos trabalha, agora, na regularização dos títulos de terra para a entrega às pessoas que construíram residências, projetos de vida e constituíram famílias, no Bairro São Sebastião. Com as propriedades reconhecidas, as famílias também poderão renovar linhas de crédito para concluir construções, o que significa mais contratação de mão de obra e aquecimento da economia no setor da construção civil, em Altos, além de estabelecer vendas com comércios e mercerarias.

O prefeito Maxwell da Mariínha diz que se trata de um acontecimento histórico a conquista dos títulos para as famílias do Bairro São Sebastião. “Há muito eles aguardavam ter o reconhecimento como os proprietários finais do terreno onde construíram seus lares. Com essa ação de regularizar e entregar documentos de propiedade para os moradores do bairro São Sebastião estamos resgatando a dignidade deles e marcando esse importante momento na história de Altos”, concluiu o prefeito.

História do Bairro São Sebastião

No início dos anos 2000, aquela faixa de terra que hoje compreende o Bairro São Sebastião, situado na extremidade com o Bairro Santa Inês, servia como entulho para materiais hospitalares e outros resíduos. Com a participação do Ministério Público o terreno que servia como depósito para lixo sofreu determinação judicial para que fosse soterrado e famílias começaram a se estabelecer no local.

Da Redação