Cidadeverde.com

Cidade de José de Freitas terá o Museu do Livramento

Um casarão histórico localizado no centro de José de Freitas, pertencente a família Freitas, após conversas, negociações e entendimentos entre familiares herdeiros e a gestão publica passará por reforma e preservado pela prefeitura se tornará  um museu de referencia no município.

O documento de cessão de posse da casa foi assinado por todos os herdeiros da família Freitas e pelo prefeito Roger Linhares, na tarde desta quarta -feira dia 12 de maio de 2021. O tempo de vigência do contrato é de dez anos.  Prefeito Roger Linhares assinou o documento de aquisição do prédio, que a partir deste momento passará para a responsabilidade da administração  pública municipal onde deverá passar por reforma e todo um processo de estruturação para as instalações do “Museu do Livramento”.

Estiveram presentes à solenidade de transferência de imóvel, o Prefeito Roger Linhares, vice-prefeito e secretário de segurança Antônio Abreu, Superintendente do Ibama Sam Martim Linhares, Ex-governador e Presidente do SEBRAE Freitas Neto,o Secretário de Turismo Fernando Freitas,Dr. Ferdinand Neto, vereador Rummeningg Rocha, vereador Dante Freitas, Presidente da Academia Freitense de Letras o médico Dr. Elias e membros da família Freitas.

O Museu do Livramento ficará localizado no centro de José de Freitas, na casa que pertenceu ao coronel Antônio de Almendra Freitas (1894-1963), ex-prefeito de Livramento por dois mandatos e ex-secretário da Fazenda do Estado do Piauí, no governo de Humberto de Area Leão. A casa, também conhecida como bangalô dos Freitas, foi construída em 1935, época áurea do ciclo da carnaúba.

O Museu do Livramento irá possibilitar aos freitenses  conhecer a história política, econômica, social, religiosa e da infraestrutura existente no município. Segundo San Martins Linhares, o economista e historiador Fernando Freitas será indicado curador oficial do Museu do Livramento por cerca de oito anos, tempo necessário para montagem e instalação completa do Museu.

 Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais