Cidadeverde.com

Amarante completa 150 anos e ganha projeto de requalificação

Foto: Ascom

O prefeito Diego Teixeira vai lançar, dentro da programação do aniversário de Amarante, comemorado no dia 4 de agosto, um projeto de requalificação dos casarões históricos da cidade que vai levar a assinatura do renomado arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus.

A primeira ação do projeto, a requalificação da escadaria poeta “ Da Costa e Silva”, será entregue no dia do aniversário da cidade. A famosa escadaria recebeu desenhos artísticos do grupo Cactus em seus sete patamares de degraus. Cada conjunto terá um tema relativo à história da cidade. Além disso, o espaço foi iluminado, a praça do coreto foi reformada  e a torre da serra recebeu uma iluminação cênica.

Foto: Ascom

A segunda etapa do projeto, que será entregue em setembro, inclui a criação do Museu “Casas de Amarante” – uma espécie de museu descentralizado, que reunirá peças históricas em oito estações. “ Será o primeiro a ser implantado no Brasil. Amarante será pioneira nesse novo conceito de museu, que é encontrado em cidades da Europa” explica Paulo Vasconcelos.

As oito estações do Museu “Casas de Amarante” será composta por  um roteiro que inclui o Museu do Divino, o Museu da Dança, o Museu da Igreja Batista, a Botica ( primeira farmácia do Piauí) e visita aos demais museus e casarões históricos da cidade.

Foto: reprodução

A terceira etapa, que será entregue no mês de outubro, inclui o corredor cultural do Mercado ( atual sede da Prefeitura). O conjunto arquitetônico da área será requalificado com a pintura dos casarões, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual.

Todas as etapas do projeto serão assinadas pelo arquiteto Paulo Vasconcellos. As obras são realizadas pela Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). A obra será executada pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios

O prefeito Diego Teixeira destaca que esse projeto é uma aposta para a retomada do turismo na cidade. “Amarante é uma cidade que respira cultura e arte, portanto, vamos focar nisso. Já revitalizamos a escadaria que ficou um espetáculo e agora vamos iniciar o projeto de requalificação dos casarões. Amarante comemora mais um ano e fica cada dia mais bonita, mais feliz e mais nossa”, destaca o prefeito.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

2 de agosto
Inauguração da Sala do Empreendedor de Amarante – 9h

3 de agosto

Inauguração da CREI e Posto de Saúde da Comunidade Dois Coqueiros – 9h

Entrega de Título Cidadão Amarantino – 18h

Live em homenagem aos 150 anos de Amarante- 22h30
Queima de fogos em diversos pontos da cidade- 0h

4 de agosto

Missa em ação de graças – 8h

Culto – 10h

Entrega de casa do Programa Viver Bem- 16h

Entrega de título Cidadão Amarantino – 18h

Entrega da obra de revitalização da escadaria- 21h

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais