Cidadeverde.com

Altos e Campo Maior terão miniusinas de energia solar fotovoltaica

As cidades de Altos e Campo Maior, localizadas ao Norte do Piauí, vão receber miniusinas de energia solar fotovoltaica a partir de uma parceria público-privada (PPP). A expectativa é que, juntas, as duas unidades, uma em cada cidade, produzam mais de 1,3 milhão de kWh/mês, reduzindo os custos operacionais de energia elétrica do Estado.

Além disso, a expectativa é que as estruturas, reguladas pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Governo do Estado do Piauí, gerem emprego e renda para os municípios, impactando de forma positiva a economia local.

Enquanto a minusina de Altos vai atender à Secretaria de Estado da Administração (Sead), a de Campo Maior vai abastecer a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  A perspectiva é que a operacionalização comece em 2022.

Para Viviane Moura, superintendente de PPP Piauí, que cumpre agenda de visitas aos terrenos onde serão implantadas as miniusinas de energia solar fotovoltaica do Piauí, o meio ambiente agradece. “É energia limpa e renovável, com redução significativa na emissão de carbono. Estamos em uma região onde o sol é abundante, então devemos transformar essa riqueza em desenvolvimento social e energia, que vai ser revertida em economia para os cofres públicos e redução de danos ao bioma”, aponta.

Ambas miniusinas serão gerenciadas por uma SPE (Concessionaria) que tem como principal acionista a empresa GNPW Participações S.A, uma empresa que já desenvolveu mais de 7GW de empreendimentos de geração no Brasil. “Nosso cronograma de obras para começar a gerar energia começa agora em setembro. Estamos fazendo os estudos prévios do solo, estudos hidrológicos e outros estudos. Até o final de agosto de 2022 vamos começar a gerar energia para o sistema. Essa geração de energia, explicando de forma simples, usa uma fonte amplamente disponível, que é a energia solar. As placas fotovoltaicas recebem essa energia que é convertida em eletricidade para injetar no sistema. Estamos aproveitando algo abundante de forma sustentável”, explica o Diretor da Concessionária Elizeu Campos.

Incluindo Altos e Campo Maior, ao todo, oito miniusinas serão implantadas pelo Piauí no modelo de PPP, com contratos válidos por 25 anos. A expectativa é que sejam criados mais de 64 empregos, com uma média salarial de R$ 3,5 mil.

 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais