Cidadeverde.com

Ednei Amorim mobiliza moradores para revitalização da Lagoa Grande

  • SJP_lagoa_4.jpg Fábio Araújo
  • SJP_lagoa_2.jpg Fábio Araújo
  • SJP_lagoa_6.jpg Fábio Araújo
  • SJP_lagoa_5.jpg Fábio Araújo
  • SJP_lagoa_3.jpg Fábio Araújo
  • SJP_lagoa_antes_1.jpg Fábio Araújo

Uma lagoa de águas abundantes no semiárido piauiense e que atualmente agoniza, sem uma gota d’água. Os peixes morreram. A terra rachou. Sem chuvas e o processo de aquecimento, restou apenas uma vastidão de terras sem água.

Preocupado com a situação da Lagoa, o prefeito Ednei Amorim, de São João do Piauí,  mobilizou um grande ato em prol de sua revitalização, realizado hoje(28), o Salve a Lagoa Grande, que contou com a participação de populares, pescadores e autoridades locais e estaduais.

“Cresci ouvindo histórias que a Lagoa nunca secava. Também conhecida como mãe dos pobres, pois é dali que os pescadores tiram o seu sustento, que famílias pescam os seus alimentos, agora ela agoniza. É desolador ver a terra seca, sem água e sem vida. Vamos buscar parcerias, recursos financeiros, para termos a nossa Lagoa Grande de volta”, disse o prefeito.

Relatos de pescadores, de pessoas que vivem nas proximidades, registros fotográficos de peixes mortos, são retratos do que se passa no que antes era um manancial de água. Há um ano, em imagens feitas no local, é possível visualizar uma grande área com águas.

A proposta é que seja elaborado um projeto executivo de revitalização tanto no aspecto ambiental, como social e turístico.

O ato em defesa e preservação da Lagoa contou com a presença da deputada federal Margareth Coelho, da secretária estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro, dos vereadores Zé Guinguirro e Manoel Dotonio, e da vereadora Ana Célia, além das secretárias Juliana Sena(Desenvolvimento Social), Adriana de Castro(Desenvolvimento Rural), Diego Janio(Meio Ambiente), Mateus Franca(Cultura), Lara Paloma(Administração), Eudes Coelho(Educação) e Ynaiara Coelho(Saúde).

João Bandeira-com informações da Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais