Cidadeverde.com

Oeiras inaugura Centro para atendimento especializado de pacientes

Abrindo a programação alusiva ao aniversário 304 anos de Oeiras, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, inauguraram, oficialmente, nesta segunda-feira, 20, o Centro Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde, dispositivo que já funciona desde setembro deste ano, oferecendo tratamento contínuo aos oeirenses que necessitam de atenção especializada.

O Centro Multiprofissional funciona num prédio anexo à Secretaria Municipal de Saúde e conta um conjunto de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, que atuam em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família para oferecer maior acessibilidade e resolutividade na assistência à saúde da população oeirense.

“Na necessidade de se fazer um acompanhamento e um atendimento mais aprofundados, em casos específicos, os pacientes são encaminhados para o Centro Multiprofissional. É feito um agendamento com os profissionais e aqui os pacientes recebem uma assistência”, explica Auridene Moreira.

Ela enfatiza que o serviço já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida da população. “O mais importante é que a gente já conseguiu, inclusive, perceber resultados de pessoas que estavam com o índice de massa corporal elevado e hoje já conseguiram perder até dez quilos e que estão com as taxas de glicemia capilar, pressão arterial praticamente normalizado. Nosso objetivo, na verdade, é prevenir algumas complicações como AVC, pacientes que tenham complicações de diabetes. O objetivo do Centro Multiprofissional é esse: através equipes da Estratégia Saúde da Família, identificar esse paciente de forma precoce e direcionar para atendimento especializado”, acrescenta Auridene Moreira.

Centro realiza atendimento de grupos

Além dos atendimentos especializados em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, o Centro Multiprofissional também realiza o acompanhamento de grupos de tratamento do tabagismo, ansiedade e de pessoas enlutadas pelo suicídio, desenvolvendo terapias e práticas alternativas que garantam melhor qualidade de vida a estes pacientes.

“Estes grupos estão sendo acompanhados neste espaço e já conseguimos observar uma evolução bem positiva. As ações que acontecem aqui são integradas, através das equipes de PSF, juntamente com estes profissionais do Centro, profissionais da rede municipal de ensino, Secretaria de Assistência Social e Coordenação da Pessoa com Deficiência. Essas pessoas são assistidas neste formato, através de um cadastro que nós temos dos usuários com este perfil, e essa assistência vem acontecendo de forma direcionada e bastante intensa. Na necessidade de encaminhamento dessas pessoas para uma terapia mais intensa, que até então não possam ser oferecidas aqui nesse espaço, que necessitam de equipamentos de média e alta complexidade, nós fazemos um direcionamento para que elas sejam atendidas em outros centros”, finaliza Auridene Moreira.

O prefeito José Raimundo ressalta o empenho da gestão municipal em entregar novos dispositivos de saúde à população de Oeiras. “Este é um serviço de saúde inédito no Piauí, que reflete o nosso compromisso de sempre fazer o melhor pelo povo oeirense. Nossa gestão segue elevando a qualidade dos serviços de saúde, investindo na Atenção Básica e criando novos espaços de atendimento à população de Oeiras”, pontua o gestor.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais