Cidadeverde.com

Governo envia equipe de avaliação e monitoramento para Uruçuí

Foto: Ccom

Uma comitiva do Governo do Estado do Piauí esteve, nesta terça-feira (28), no município de Uruçuí, região Sul do estado, para avaliar e monitorar as áreas alagadas provocadas pelas fortes chuvas que caíram na região. Foi feita também uma vistoria na PI-247, rodovia que liga a cidade a Ribeiro Gonçalves e teve um trecho rompido.

Na oportunidade foi realizada uma reunião com o prefeito do município, Wagner Coelho, para alinhar os trabalhos e propostas para solucionar a situação. Em relação a PI-247, ficou acertada a realização de uma operação emergencial. De acordo com o Consultor de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Severo Eulálio, o trabalho vai consistir num desvio na pista e uma obra de contenção com drenagem na própria estrutura para que a água possa fluir e depois será colocado por cima um revestimento primário. Será uma obra provisória para que o trânsito possa fluir durante esse período chuvoso e acabar com o isolamento das cidades.

“Essa será uma obra provisória para uma situação emergencial. A ideia é que os trabalhos iniciem imediatamente, nossas equipes já estão aqui avaliando a situação. Quando as chuvas passarem, faremos a obra de forma definitiva, até lá, ficaremos monitorando o local”, explicou Severo Eulálio.

Para resolver a situação das casas alagadas, ficou definido um trabalho liderado pela Prefeitura de Uruçuí onde as famílias estão sendo retiradas e instaladas em locais seguros. “Essa situação acomete principalmente com a população que mora nas margens do rio. Estamos trabalhando e auxiliando a Prefeitura que está fazendo o remanejamento das famílias e dando toda a assistência necessária”, destacou o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto.

Segundo o Secretário da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), José Santana, a visita ao município foi uma recomendação do próprio governador Wellington Dias. “Viemos ver de perto a situação e estamos fazendo um levantamento de todas as medidas tomadas para apresentar ao governador. A ordem é que seja feito o possível para resolver os problemas que atingem a região”, concluiu.

A comitiva que visitou Uruçuí foi formada pelo secretário de Defesa Civil, José Augusto; Secretário da Sasc, José Santana; Superintendente de Direitos Humanos, Janaína Mapurunga; Consultor de engenharia do DER, Severo Eulálio; e Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros.