Cidadeverde.com

Mulheres descendentes de quilombolas usam a internet para empreendedorismo

Foto: Reprodução

O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. São cerca de 30 milhões de brasileiras tocando seu próprio negócio. Com conhecimento e as ferramentas certas, muitas mulheres conseguem atingir o sucesso. Para orientar e desenvolver o espírito empreendedor feminino, a Junior Achievement (JA Piauí) contou com o apoio da Piauí Conectado na realização da primeira edição do Programa Mulheres Empreendedoras na comunidade do Quilombo Mimbó, localizada no município de Amarante – PI, que aconteceu entre os dias 09 e 13 de maio.

Cerca de 30 mulheres da comunidade vivenciaram cinco dias de aprendizagem teórica e prática, com “passo a passo” dos principais métodos para abrir um empreendimento. Charlene Queiroz, coordenadora de projetos sociais da Piauí Conectado, destaca a importância da iniciativa e ressalta que a força da mulher empreendedora está em evidência. 

“A mulher tem uma força extraordinária, sensibilidade e determinação que fazem toda diferença quando o assunto é empreendedorismo. Com essa capacitação, as empreendedoras do Mimbó ficarão mais preparadas e dinâmicas, capazes de montar e gerir seus negócios com mais segurança e rentabilidade”, afirma a coordenadora.

O programa ensinou às participantes sobre as perspectivas do mundo dos negócios, considerando temas como o planejamento orçamentário familiar, características de uma empreendedora de sucesso, criação de plano de negócio e análise de mercado. A aluna Fernanda da Costa, membro da comunidade, relata como o conteúdo está ajudando em suas atividades cotidianas.

“As aulas do programa foram muito descontraídas e fáceis de compreender. O conteúdo foi muito bem aproveitado e podemos levar os ensinamentos para coisas do dia a dia, como fazer o planejamento das despesas de casa e a economia pessoal. Estou surpresa com o resultado e ansiosa para dar início ao meu plano de negócios”, declara a aluna.

De acordo com Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores da comunidade, as alunas participaram do curso em casa, com acesso à internet gratuita implantada pela Piauí Conectado no quilombo. “A nossa expectativa é o conhecimento, ter essa orientação de como criar e manter um negócio no mundo digital. Somos gratas à Piauí Conectado e à Junior Achievement pelo apoio”, destaca.

O Programa

Mulheres Empreendedoras é um programa da JA Piauí em parceria com instituições que buscam desenvolver e implementar o espírito empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social, orientando-as no mundo dos negócios, a fim de promover seu benefício próprio e o da comunidade. 

O conteúdo programático inclui: introdução ao empreendedorismo, orçamento familiar, análise de produto, plano de negócios, mapa de vida, usando o crédito com sabedoria, trabalho em equipe, comunicação efetiva, poupança, passos para realizar uma venda, orçamento para o negócio, presente da alegria e desenvolvimento de fornecedores. 

A JA Piauí

A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras do empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho, em todo o mundo. Estimulamos e desenvolvemos pessoas através do método “aprender-fazendo”, gerando caminhos para que jovens e adultos estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada.

Piauí Conectado

A Piauí Conectado é a primeira parceria público-privada na área de telecomunicações do Brasil. O trabalho desenvolvido pela PPP está promovendo a inclusão digital e democratizando o acesso à internet por meio da construção de uma ampla e segura rede de internet fibra óptica que vai beneficiar todos os 224 municípios do estado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais