Cidadeverde.com

Valença do Piauí recebe Feira da Agricultura Familiar

Chegou a vez de Valença no sul do Piauí receber a Feira da Agricultura Familiar! A primeira edição do evento na cidade promete aquecer a economia local durante três dias de evento, que contará com a participação de quase oitenta produtores da região.

A abertura oficial da feira foi realizada na quinta-feira (30) e ela segue até o próximo sábado (02). Durante esses três dias, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto a força da agricultura familiar da região e aproveitar  todos os espaços do evento que traz vendas de diversos produtos, stands de exposição, culinária regional, arte e cultura.

A Feira da Agricultura Familiar é executada pelo Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), e tem como principal objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de pequenos e médios produtores rurais do Piauí, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento local e regional da agricultura familiar.

O projeto, iniciado em 2022, irá ocorrer durante todo o ano nas principais cidades do Piauí buscando a valorização do produtor e da produção agrícola local, mostrando a importância da sua realização como forma de identidade e fortalecimento comercial.

A Feira da Agricultura Familiar leva também a oportunidade para que os consumidores tenham acesso a produtos diversos e alimentos saudáveis e com procedência conhecida. O evento ainda incentiva a cultura regional levando artistas locais e nacionais para se apresentarem.

Para o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, o evento é uma oportunidade que dá voz e vez, ao pequeno agricultor que antes, não tinha aonde expor e vender seus produtos. “É gratificante para nós, do Emater, ver a alegria e entusiasmo dos agricultores. Eles se sentem valorizados e conseguem ter nas feiras, uma grande oportunidade de negócio. Entendemos que além da capacitação que o Emater já oferece, é importante também apoiar projetos como esse, que mostram na prática, o talento e a qualidade da produção das famílias agrícolas do Piauí”, disse Leonardo Nogueira.

Este ano, o evento já ocorreu nas cidades de Várzea Grande, no Sul do Estado, e em Teresina nos bairros Poty Velho (zona Norte) e Dirceu Arcoverde (zona Sudeste). O objetivo do Emater é levar a feira para todo o Estado, dando a mesma oportunidade para todas as pessoas que dependem da agricultura familiar no Piauí.