Cidadeverde.com

Município de Floriano incentiva o aleitamento materno

O mês de agosto é marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno. Mundialmente é comemorada a Semana de Aleitamento Materno (SMAM) no período de 1º a 7 de agosto, e neste ano, o tema escolhido pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) é “Fortalecer a amamentação: Educando e apoiando”. Em Floriano, a data é comemorada pelas unidades de saúde com ações de conscientização sobre a importância do ato de amamentar. 

Na manhã desta segunda-feira (08), na unidade de saúde Paulo Kalume, profissionais da equipe de Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal, SESC e do Hospital Tibério Nunes, se reuniram com futuras mamães, atendidas na área, para falar sobre o assunto. Elas foram recebidas com um delicioso café da manhã. Na oportunidade, também foram distribuídos kits de higiene odontológicos. 

Agosto Dourado

O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, também se escolheu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”. O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio.

Aumentar as taxas de amamentação no mundo pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças com menos de seis meses de idade. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos, entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão aquém do esperado em diversos países, dentre os quais, o Brasil. 

O aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, é um desafio às mães e uma meta das entidades voltadas à preservação da saúde (de mães e bebês).

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais