Cidadeverde.com

Cocal reúne aprovados no projeto cultivo de acerola orgânica

Na última sexta-feira, dia 30 de setembro, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou reunião com produtores da Agricultura Familiar, com a participação de representantes da Nutrilite, empresa parceira do município no projeto de implantação do cultivo de acerola orgânica.

Tatiane Albuquerque, secretária do Desenvolvimento Rural, explicou que, após visita a várias localidades da zona rural, foram escolhidas, dentre as pessoas interessadas, as oito primeiras que participarão da fase inicial do empreendimento. Nesse último encontro, com a presença das famílias selecionadas, a equipe Nutrilite apresentou quais são os próximos passos para o início do experimento, como os treinamentos a serem aplicados e a documentação necessária para certificação do serviço.

O prefeito Nonatinho do Sindicato comenta, com entusiasmo, a chegada dessa experiência no Município: “Esse é um tema muito importante para a Agricultura Familiar, sobretudo para a exportação. A Nutrilite é uma empresa multinacional que já trabalha em regiões vizinhas, por exemplo, Piracuruca e em Parnaíba, onde já tem grandes pomares e exportam a acerola para a extração de vitamina C. 

Há muito tempo eu tinha vontade de conseguir para o nosso município, esse projeto, pelo qual é cultivada a acerola orgânica. Da forma como ela é cultivada, não agride o meio ambiente e, principalmente á a geração de emprego e renda. 

Para se ter uma idéia, em cada hectare trabalhada há trabalho, em média, para 12 pessoas, e em  Cocal, nós vamos estar implantando o projeto em cerca de 50 hectares, que vai estar gerando emprego de forma direta e indireta, desde o plantio até a fase da colheita que é feita toda de forma manual.  A rentabilidade para os plantadores e trabalhadores é grande”, disse o prefeito.

Dentro do cronograma da empresa envolvida, estava prevista a reunião de alinhamento com os aprovados e já, para 14 de outubro, um dia de campo (visita a áreas em atividades).

Ascom