Cidadeverde.com

Mostra de Cultura de Oeiras homenageia Gracinha da Panelada

Realizada nos dias 19 e 20 de outubro, a 1ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras homenageou cozinheira Gracinha da Panelada, patrimônio vivo da cidade. O evento contou com uma vasta programação, contemplando manifestações e artistas da cultura popular oeirense. “Estou me sentindo muito feliz com essa homenagem”, resume a homenageada.

A Mostra começou na quarta, com apresentações musicais da cantora Vanúsia Marques e Adenilson e Banda, no Bar da Gracinha. Seguindo a programação, nesta quinta-feira, 20, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, aconteceu a aula show – Cultura Popular: vivências, saberes e fazeres, conduzida pela arquiteta e professora, Layla Cadar, e rodas de conversa com homenageada, o violeiro Afonso Carvalho e Weslley Nunes, do Reisado do Bairro Canela.

Logo depois, no turno da noite, a Mostra promoveu as apresentações do grupo Aliança Capoeira e dos violeiros Seu Dedé e Afonso Carvalho, no patamar da Igreja do Rosário.A Banda 3M e os forrozeiros Erisvaldo Silva e Evando encerraram o evento cultura, no Bar da Gracinha.

“Este evento tem o intuito de valorizar os mestres da cultura popular da nossa região. Neste primeiro ano, a Mostra homenageia a Gracinha da Panelada, símbolo cultural do Bairro Rosário e da cidade de Oeiras”, pontua o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Herberth Vinícius.

A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e a parceria do IFPI/Oeiras e UESPI.

 “A 1ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras é também uma forma de exaltarmos o Bairro do Rosário, esse celeiro cultural, de fazedores e fazedoras de cultura, de resistência, que preserva e retroalimenta a identidade cultural do nosso município”, assinala Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura.

Da Redação