Cidadeverde.com

Cocal do Alves conquista premiações na Olimpíada de Química Júnior

Pela primeira vez, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinha Brandão, escola localizada em Cocal dos Alves, conquistaram premiação na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Com uma medalha de prata e uma menção honrosa, as estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Sara Passos e Sara Amaral gravaram seus nomes na história do colégio e da educação piauiense.

Sara Passos, medalhista de prata, afirma que os alunos receberam uma preparação especial pelo professor de Química, Giovane Rocha. 

“Apesar de termos nos preparado, a conquista de uma medalha de prata foi uma grande surpresa, pois é a primeira medalha da escola e o nível da prova e da competição eram muito altos”, observa a estudante. 

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) é uma atividade promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química) e coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí). É direcionada para estudantes devidamente matriculados no 6o, 7o, 8o ou 9o ano do ensino fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, situadas em todo território nacional.

Darkson Vieira, diretor do CETI, revela que é a primeira vez que a escola conquista uma medalha nesta competição. “Já havíamos conquistado menções honrosas, mas pelo grau de dificuldade e grande quantidade de participantes de todo o país, essa conquista presente nos deixa ainda mais animados com relação a qualidade dos nossos estudantes”, completa.