Cidadeverde.com

Internos da Penitenciária de Bom Jesus participam de cultivo de hortaliças

Internos da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, participaram, nesta segunda-feira (13), de oficina para aperfeiçoar o cultivo na horta da unidade penal. O engenheiro agrônomo Bruno Karvand levou orientações sobre correção dos canteiros da horta, aproveitamento da matéria orgânica existente no local e o procedimento de limpeza das hortaliças.

São cultivadas pelos internos da penitenciaria, espécies como alface, couve, pimentão, cebolinha, coentro, quiabo, manjericão, hortelã, dentre outras. 

Segundo Bruno Karvand, o objetivo é fazer um diagnóstico de como funciona o cultivo na unidade e implantar melhorias. “Repassamos algumas orientações técnicas. A horta está um pouco rústica, precisamos aplicar mais estrutura, fazer os canteiros de concreto e padronizar. É necessário trazer mais sementes para que eles possam produzir e suprir ainda mais a cozinha com os produtos, buscar insumos como adubo, por meio de parcerias”, destaca o engenheiro.

O interno de iniciais A. P. trabalha na horta há cinco meses e agradece a presença do engenheiro que trouxe mais conhecimentos para eles. “Desde criança, em casa, sempre cultivei uma pequena horta com minha mãe, era suspensa para proteger das galinhas. Estou há cinco meses trabalhando na horta, não tenho o estudo, mas tenho o conhecimento adquirido com a vida.  Aqui na horta eu respiro, eu sinto uma liberdade, não é liberdade de estar em casa, mas eu me sinto bem, respirar o ar de fora da cela é muito melhor”, afirma o reeducando.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais