Cidadeverde.com

UPA de Picos vai reforçar urgência e emergência na região

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), está finalizando as obras de reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Picos. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai realizar atendimentos 24 horas de urgência e emergência.

Segundo o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, com o novo serviço de pronto atendimento, os casos de urgência e emergência vão direto para os atendimentos na UPA. “Estamos separando o fluxo de atendimentos. A UPA realizará os atendimentos de urgência e emergência. O Hospital Regional Justino Luz será o Complexo Materno Infantil. O novo hospital que está sendo construído será a Unidade de Internação Referenciada", explicou o superintendente.

O município de Picos conta ainda com a Policlínica, que realiza consultas eletivas e pós-operatório. 

“A obra da UPA faz parte do Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade e irá melhorar o acesso direto da população, com atendimentos 24 horas de urgência e emergência adulto e pediátrico”, destaca Jônatas Melo, superintendente de Gestão da Administração.

O Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade visa promover a regionalização da saúde. A expansão engloba todas as macrorregiões de saúde e inclui a implantação de novos serviços, bem como a instalação de novas unidades de saúde, seguindo a hierarquização em rede.

Funcionamento UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)192.

Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferecerá estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação. Se necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais