Cidadeverde.com

Prefeitura de Água Branca distribui repelentes

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social, distribuiu repelentes para as mulheres grávidas que fazem parte do Programa Bolsa Família. A ação faz parte dos planos estadual e municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o objetivo é proteger mãe e bebê durante o período gestacional. "Nós sabemos que muitas doenças são transmitidas por meio do mosquito Aedes aegypti e que muitas delas provocam sequelas, como é o caso da chikungunya, que pode provocar a microcefalia. Nossa intenção é proteger mãe e bebê e, assim, tentar evitar, a longo prazo, o surgimento de outras doenças", diz.

A secretária municipal de Assistência Social, Danielly Sousa, destaca que é fundamental o trabalho junto às gestantes. "Nós conversamos com as gestantes para alertar sobre a importância de prevenir a doença e a proliferação do mosquito. Nós damos as orientações para que elas possam se proteger", afirma.

Durante a entrega dos repelentes, o médico infectologista e auditor do município, Dr. Ewerson Magalhães, explicou os detalhes sobre como prevenir a doença e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, como, por exemplo, evitar água parada, acúmulo de lixo e optar por roupas cobertas e de tons neutros. 

Fonte: Ascom