Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária em Floriano

A Vigilância Sanitária de Floriano - VISA tem como objetivo promover a proteção e garantia da saúde da população pelo controle sanitário da comercialização de produtos e serviços que são prestados na cidade. Atuando frente a fiscalização de estabelecimentos, o órgão executa a vistoria e avaliação dos empreendimentos comerciais que prestam serviço na área de alimentação e bebida alcoólica em todo o município. 

A Vigilância também atua na avaliação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, e se os mesmos cumprem as exigências higiênicas preconizadas pelas legislações para a venda de bebidas e alimentos. Durante as inspeções rotineiras, são detectados empreendimentos que já estão licenciados e, entre os que a inda apresentam irregularidades, com o auxílio da equipe, esses comerciantes iniciam os trâmites legais para o licenciamento. 

A VISA já conta com um cronograma de inspeção que será executado em todo o município, para acompanhar de perto as condições dos estabelecimentos da cidade. "Não temos a função de atrapalhar ou dificultar a vida de qualquer comerciante, ao contrário, estamos dispostos a melhorar a qualidade dos serviços prestados", finalizou a diretora.

Para adquirir o alvará de funcionamento o empreendedor precisa procurar a Secretária de Infraestrutura, que junto do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, seguirá para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, órgão que fiscaliza o impacto da obra ao meio ambiente. Munido desses licenciamentos o comerciante segue para a Vigilância Sanitária onde, de acordo com a diretora da repartição, ocorre a avaliação das condições de higiene, armazenamento de alimentos, e, a partir disso, é liberada a licença.

Além das condições físicas do estabelecimento e dos documentos de licenciamento, a inspeção da carteira vacinal dos funcionários também faz parte do protocolo. “Os exames são exigidos para garantirmos que o profissional está com a condição de saúde adequada para prestar o serviço para a população. Contamos na equipe com um técnico em segurança do trabalho e enfermeiros que nos auxiliam nesse âmbito”, finalizou a diretora da VISA Anne Karollyne.

Fonte: Ascom