Cidadeverde.com

Oeiras intensifica ações do Outubro Rosa

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural de Oeiras estão ofertando uma programação diferenciada neste Outubro Rosa, com várias atividades direcionadas aos cuidados preventivos referentes ao câncer de mama e de colo de útero. Organizada pela Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a programação da campanha estimula o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres.

Entre as ações realizadas estão rodas de conversa sobre técnicas de relaxamento que contribuem para combate e prevenção do câncer, a importância do autoconhecimento, autocuidado e autoestima no combate e prevenção do câncer, além de atividades corporais e empoderamento feminino, ginastica laboral e técnicas de relaxamento.

Na UBS do Bairro Oeiras Nova, os profissionais da Estratégias Saúde da Família com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) trabalharam a beleza feminina nas mais diversas formas, destacando a importância do autocuidado.

Além das atividades educativas sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero, as participantes receberam orientações sobre o autocuidado com os cabelos e a pele. Na UBS de Oeiras, a população teve, ainda, acesso ao exame citopatológico, Exame Clínico da Mama- ECM, Testes rápidos de HIV, VDRL, HCV, HBsAg e atualização do calendário vacinal. Para fortalecimento do vínculo ESF-Comunidade, as mulheres que comparecem a UBS durante a mobilização, ganharam de brinde escovinha de cabelo e limpeza de pele.

Nas UBSs do Bairro Canela e do povoado Buriti do Rei, zona rural do município, os profissionais das Estratégias Saúde da Família, com apoio do NASF, discutiram sobre ginástica laboral e técnicas de relaxamento na prevenção do câncer de mama e colo do útero. Já nas UBSs dos povoados Boa Nova e Malhada Grande, os profissionais de saúde, discutiram com a população sobre o empoderamento feminino no combate e prevenção do câncer de mama e colo do útero.

As ações da campanha Outubro Rosa contemplam todas as UBSs do município de Oeiras. Intensificadas neste mês, as atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero acontecem durante todo o ano, dentro da rotina desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais