Cidadeverde.com

Água Branca inaugura sede do Estação Juventude 2.0

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude, inaugurou, nesta quarta-feira (21), a sede do Programa Estação Juventude 2.0. A solenidade contou com a presença do secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, com apresentação do grupo ABRAC de Capoeira e jogo entre as equipes das escolinhas de futebol.

 Foram investidos R$ 300 mil para implantação da Estação Juventude, recursos obtidos por meio de um convênio junto ao Governo Federal. A verba foi aplicada na reforma do prédio (que é de propriedade do município), aquisição dos equipamentos e promoção de oficinas e capacitação.

 Por meio do Programa, jovens de 15 a 29 anos têm acesso facilitado às políticas públicas de apoio à juventude, programas e ações que assegurem o direito à cidadania, fortalecendo a capacidade de inclusão na realidade municipal e estimulando a participação social.

Durante a visita ao município, o secretário Nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, conheceu a academia de saúde, onde vão acontecer atividades esportivas e orientações em saúde; em seguida ele foi até a quadra da Escola Municipal Joaquim Calado, local onde vão acontecer jogos de futsal, handbol, vôlei, entre outros. O secretário também visitou a sala onde serão ministradas as aulas de informática.

 “Com mais uma alternativa, esses jovens, que em alguns casos estão em situação de vulnerabilidade, vão preencher o tempo com atividades produtivas, o que será muito benéfico, a curto, médio e longo prazos, visto que eles poderão se profissionalizar”, pontua o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 O coordenador municipal de Juventude, Markonny Moura, destaca que Água Branca é o primeiro município do Piauí a ser contemplado com o Programa Estação Juventude. “Graças à gestão do prefeito Jonas Moura e com articulação do vereador Ivon Lendl, este programa chega a Água Branca com uma proposta inovadora e de extrema importância para nossos jovens. Além disso, a criação da Coordenadoria de Juventude foi uma grande conquista de nosso município”, frisa.

 Markonny Moura explica, ainda, que uma das prioridades do Programa é a inclusão digital dos jovens. “A Estação Juventude trabalha, prioritariamente, com a tecnologia social e inclusão digital. O Programa visa facilitar o acesso à informática e tem como público-alvo aqueles jovens que estão em situação de vulnerabilidade social”, finaliza.

Fonte: Ascom