Cidadeverde.com

Jonas destaca ações de 2018 em Água Branca

O ano de 2018 foi marcado por uma série de ações e avanços no município de Água Branca. Também foi um ano de firmar várias parcerias, que beneficiaram a população em todas as áreas. Em convênio com a Secretaria Nacional de Juventude, o município foi contemplado com o Programa Estação Juventude 2.0, que ganhou sede própria em Água Branca. Também foram firmados convênios para implantação do Programa Internet para Todos e para a melhoria do transporte escolar.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, também assinou convênio para liberação de R$ 5 milhões, voltados para obras de mobilidade urbana e habitação. “Foi um ano que conquistamos mais recursos para investirmos na nossa cidade. Foi um ano de muito trabalho e avanços”, avalia o prefeito.

Em 2018, Água Branca também ganhou uma Sala do Empreendedor, em parceira com a Junta Comercial do Piauí (Jucepi) e Sebrae. Além disso, fechou o ano com saldo positivo: com 20 empresas criadas por mês. Também foi um ano de realização de muitos eventos, como o Carnaval de Água Branca, que reuniu 60 mil pessoas e se destacou mais uma vez como um dos maiores do Estado. O I Campeonato de Pescaria também foi realizado, assim como o I Seminário Regional de Educação Ambiental em Defesa da Vida, a V Conferência Municipal de Educação e a Cavalgada de Água Branca, que reuniu uma multidão no município.

Na Assistência Social, mais uma série de ações, entre elas a implantação do Programa Cogitare, que atua junto a famílias beneficiadas pelo Programa Criança Feliz e doação de cestas básicas do Programa “Pão na Mesa”. Entre as obras, a Prefeitura investiu na manutenção de estradas vicinais e açudes. Também se destaca a pavimentação de mais de várias ruas. Na programação dos 64 anos da cidade, a Prefeitura entregou, ainda, obras importantes, como a reforma do prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de calçamentos, academia popular, totalizando investimentos de R$ 8 milhões.

Na área da educação, Água Branca conseguiu muitos destaques, a exemplo da conquista de 13 medalhas em competição internacional de matemática por alunos da rede municipal. Os alunos aguabranquenses também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2018, com 263 medalhas, segundo melhor desempenho no Piauí. 

A cidade também ganhou duas novas escolas, beneficiando mais de mil famílias. A capacitação de professores também foi priorizada e uma das ações foi a homenagem com o Prêmio Gestão Escolar. Também foi em 2018 que a Secretaria Municipal de Educação lançou o Projeto “Roda de Conversa: resgatando valores da família”.

Na Saúde, Água Branca recebeu novos equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde, além de ambulância e van para transporte de passageiros para a capital. Além disso, uma série de ações preventivas foram realizadas durante todo o ano, melhorando a assistência à população do município. No esporte, um dos destaques de 2018 é a convocação do jovem Iago André Pires, de 16 anos, para a Seleção Brasileira de Futebol Sub-17.

“Realizamos campeonatos e incentivamos o talento de nossos atletas. Acreditamos que através do esporte podemos mudar muitas histórias. Estamos encerrando mais um ano e é também uma oportunidade para agradecer a população, ao vice-prefeito Nen, a Câmara de Vereadores e a toda a equipe da gestão municipal por todas as conquistas de 2018”, diz o prefeito Jonas Moura. Em 2018, Água Branca também conquistou o Selo ICMS Ecológico, um reconhecimento pelas ações da gestão municipal voltadas para a preservação ambiental.

Fonte: Ascom