Cidadeverde.com

Janeiro Roxo é tema de ação em Picos

Secretaria Municipal de Saúde de Picos através da coordenação de hanseníase realizou nesta sexta-feira (01), ações de orientação em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase.

O reforço nas informações sobre a doença tem como objetivo garantir o diagnóstico precoce e a diminuição das sequelas incapacitantes da doença quando há uma descoberta tardia.

A equipe da saúde buscou conscientizar a população com distribuição panfletos, esclarecendo as dúvidas em relação a doença, busca ativa de casos, diagnóstico e encaminhamento ao tratamento.

Segundo o Coordenador de Controle a Hanseníase Gilberto Valentim, ao longo do ano, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) realizam na rotina de suas atividades ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da hanseníase.

O Dia D de combate à hanseníase acontece em 31 de janeiro. Mas de acordo com o coordenador, a ação principal aconteceu hoje. “Nós estamos hoje aqui trabalhando o janeiro roxo, que o mês de controle hanseníase. A organização mundial de saúde diz que o dia 31, é o dia mundial de controle a doença, porque na sexta-feira(1) o fluxo de pessoas é maior. Estamos aqui com uma tenda montada ao lado do museu fazendo um trabalho educativo, temos um carro de som divulgando os principais sintomas da hanseníase, distribuindo panfleto aqui no sinal e esclarecendo algumas dúvidas sobre a doença ”, explicou o coordenador.

 

Fonte: Ascom