Cidadeverde.com

Oeiras estimula uso de energia solar na agricultura

A utilização da energia solar está contribuindo para a redução de custos da produção agrícola em diversas localidades da zona rural de Oeiras. Com a tecnologia fotovoltaica, os agricultores familiares do município agregam mais valor aos produtos, geram renda e garantem mais qualidade de vida no campo.

Nesta quinta-feira, 21, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e representantes do Banco do Nordeste visitaram produtores rurais do povoado Contentamento, com o intuito de estimular e apoiar financiamentos para a aquisição de equipamentos de energia solar a serem instalados em poços tubulares voltados à produção agrícola na comunidade.

Segundo Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura, as propostas estão sendo levadas para todas as regiões da zona rural de Oeiras e devem ser formalizadas durante a VII Expoeiras.

Energia solar contribui para aumento da produtividade no campo

Um exemplo da boa utilização da energia solar é o Assentamento Malhadas das Pedras, zona rural de Oeiras. Lá a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), instalou uma placa de energia solar, que está sendo responsável pelo aumento da produtividade agrícola para 22 famílias que residem na comunidade.

Além do aparato de energia solar, a Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, instalou um kit de irrigação por gotejamento e está prestando assessoria técnica aos produtores, estimulando a agricultura irrigada. Resultado: com menos de 1000 m² de área plantada, o assentamento alcançou uma produtividade de aproximadamente 2000 espigas de milho.

A alta na produção é motivo de comemoração para o presidente da associação de produtores agrícolas do Assentamento Malhadas das Pedras, José Francisco, e demais sócios, que se dizem satisfeitos a produção alcançada, que está sendo comercializada na própria região.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais