Cidadeverde.com

Encontro de Astronomia em Oeiras reúne 120 professores

Cerca de 120 professores de Oeiras, Ipiranga, Santa Rosa, Colônia do Piauí e São João da Varjota participam até quarta-feira, 27, do 75° Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, o evento teve início na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Capitaneado pelo professor, físico e astrônomo João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o EREA tem como objetivo capacitar os professores – que ministram aulas sobre os conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física – da rede pública municipal e estadual e da rede privada de Oeiras de outros quatro municípios em ensino de ciências espaciais. “Espero que os professores gostem das atividades que trouxemos, que usem as ideias para também implementá-las em outros conteúdos, que eles ensinam em outras disciplinas. Pegando uma ideia aqui e aplicando ali”, comenta o organizador do evento.

A programação do evento contempla palestras, oficinas, observações astronômicas e sessões de planetário, abertas à visitação dos alunos das escolas da rede municipal. “Dificilmente algum aluno de Oeiras visitou um planetário. Então, trouxemos do Rio de Janeiro um planetário inflável, portátil, digital e os alunos vão poder passar por ele até quinta-feira”, acrescenta João Batista Canalle. Serão distribuídas lunetas para as escolas que participarem do evento e da oficina de montagem de lunetas Galileoscope.

Para o prefeito José Raimundo, o encontro desperta os professores para a descoberta de talentos estudantis nas áreas de astronomia e astronáutica. “O encontro é uma oportunidade para descobrir e desenvolver talentos através da educação, nas áreas da astronomia e da astronáutica. Com iniciativas como essa temos a possibilidade de transformar vidas através da educação”, argumenta o prefeito José Raimundo.

O EREA também tem o propósito de incentivar os alunos a participarem das olimpíadas de conhecimento. Participando da OBA desde 2015, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

“Tanto a nota do IDEB, quanto o resultado em olimpíadas como a OBA são fruto de um trabalho árduo, que exige muita dedicação. Para nós, que fazemos a rede municipal de Educação, é motivo de muita importância sediar um momento como esse. O evento tem o propósito de fazer com que nossos professores mudem suas estruturas pedagógicas. De forma simples e criativa, podemos mudar as perspectivas de nossas crianças”, pontua a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Nesta terça-feira, 26, os professores estarão envolvidos em atividades práticas, que culminarão na construção de bases e lançamentos de foguetes. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais