Cidadeverde.com

Agricultores de Oeiras ganham energia solar

Implantar o uso de energias sustentáveis no meio rural se tornou uma forma de economia de gastos e também uma prática que contribui para a conservação do meio ambiente. O fornecimento de energia renovável através de placa solar em áreas rurais está crescendo cada vez mais e se tornando uma solução inteligente para diversos agricultores oeirenses.

No último sábado, 27, moradores da Tapera dos Tunicos, situada na zona rural de Oeiras, foram contemplados com um kit de placa solar, que foi instalado no poço da comunidade. O objetivo é estimular a agricultura familiar, inicialmente pelo cultivo de hortaliças, beneficiando os integrantes da Associação de Produtores Rurais da localidade.

O projeto de implantação do sistema de energia solar tem como parceiros a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que custeou o kit; a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que doou kits de irrigação aos agricultores familiares e o Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS), que assumiu o compromisso de capacitar as famílias para a produção de hortas comunitárias, com a perspectiva de produzir agroecologicamente, isto é, sem uso de defensivos agrícolas.

“Esta é mais uma ação de parcerias que vem fortalecer ainda mais a produção agroecológica em nosso município através da energia solar”, frisa o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Antônio.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: