Cidadeverde.com

Cultura valorizada em Oeiras

A arte educa, revela talentos e transforma vidas nas escolas municipais de Oeiras. Acreditando nisso, a Prefeitura está ampliando a abrangência dos Núcleos de Cultura na rede municipal de ensino. Na última sexta, 31, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, realizaram a entrega de 53 novos instrumentos musicais para escolas das zonas urbana e rural do nosso município.

Foram entregues: 20 violões, 20 flautas, 05 teclados, 06 instrumentos de percussão, uma sanfona, um bandolim e um microfone para o coral das Escolas Municipais Júlia Miranda, Agrotécnica e Benedito de Carvalho Sá (Canto Fazenda Frade). Com os Núcleos de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferece aos estudantes aulas regulares de iniciação e formação musical e artística, que têm contribuído com a dinâmica da produção cultural de Oeiras.

Além do fomento à cultura, os núcleos são responsáveis pela democratização do acesso ao conhecimento musical e artístico gratuito e de qualidade dentro da escola pública, trazendo também um retorno social ao município de Oeiras.

Ciclo de Formação

A entrega dos instrumentos aconteceu no Centro Diocesano, dentro do II Ciclo de Formação do Educanvisa, iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destinada à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar.

A proposta do Educanvisa é que os estudantes orientem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades desenvolvidas. “O Educanvisa acrescenta na formação teórico-cientifica dos educadores. É importante fomentar essa pesquisa cientifica nos nossos alunos. O projeto também tem esse lado, de fomentar as questões cientificas e orientar”, ressalta Carlane Leal, supervisora de Ciências da SEMED.

O evento foi encerrado com o lançamento do site da Secretaria Municipal de Educação, uma plataforma digital que irá estreitar o elo entre a Educação, pais, alunos e a sociedade em geral, além de facilitar ainda mais o acesso às atividades realizadas pela secretaria e escolas da Rede Municipal de Ensino, a plataforma já pode ser acessada através do endereço: www.educacaodeprimeira.com.br. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais