Cidadeverde.com

Município de Sebastião Leal na Holanda

O presidente do Grupo de Prefeitos dos Cerrados (G-13) e prefeito do município de Sebastião Leal, Ângelo Pereira, encontra-se na cidade de Utrecht, na Holanda, participando da conferência RT 14, na sede da Rabobank.

A conferência tem o objetivo de garantir que os tomadores de decisões tenham informações, contatos e conheçam as estratégias de que precisam para deliberar sobre a soja responsável, como a exploração e a formulação de soluções práticas para a melhoria contínua da safra, bem como o fornecimento da cadeia de soja com maior responsabilidade social e ambiental.

O encontro conta com quatro painéis de discussões envolvendo variados temas. Os debates do primeiro dia estavam voltados ao tema finanças, contando com a participação da Fazenda Progresso, uma das propriedades certificadas e pertencente ao grupo da FAPCEN e o prefeito Ângelo Pereira, que juntamente com a Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, discursaram sobre o caso de sucesso devido à certificação RTRS, que através de ações sociais contribuiu para o desenvolvimento do município de Sebastião Leal.

Outro momento de destaque do primeiro dia de conferência foi a premiação RTRS 2019, que homenageia pela primeira vez as pessoas, organizações ou parcerias que se esforçam para o desenvolvimento do setor de soja sustentável. A premiação consiste em três categorias: Parcerias Sustentáveis, Vanguarda na Produção de Soja e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” – (FAPCEN) procura, através da cooperação e a união entre pesquisa, extensão, produção e comercialização atender as necessidades voltadas às atividades agrícolas da região dos cerrados e foi a única instituição a ser indicada a concorrer nas três categorias, juntamente com as grandes marcas mundiais. Venceu as categorias Prêmio por Parcerias Sustentáveis e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis.

De acordo com o prefeito Ângelo Pereira, a experiência de levar o nome de Sebastião Leal para a Holanda tem sido satisfatória. Ângelo esteve na manhã desta terça-feira (11/06) partilhando as experiências exitosas do nosso município com a agricultura familiar e a certificação RTRS.

"Durante minha fala no "RT14 CONSTRUINDO UMA LIDERANÇA GLOBAL", partilhei nosso caso com várias referências da agricultura responsável, no Escritório Central Rabobank (Utrecht, Holanda). Por aqui, tivemos bons debates sobre a necessidade de práticas responsáveis na produção agrícola e falamos da proveitosa parceria com o Grupo Progresso, que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região.", comentou.

Também participa do encontro a primeira-dama do município piauiense de Sebastião Leal, Lendinalva Veloso.