Cidadeverde.com

Semana do Bêbê em Joaquim Pires

Na 1ª edição, a Semana do Bebê foi até a manhã desta sexta-feira (28), com o  encerramento das atividades. O evento chama atenção para um período específico da vida da criança, denominada primeira infância, que vai de zero até os seis anos.

A iniciativa é organizada pela Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA através da articulação do Selo Unicef, Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, Secretaria Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo da Semana foi alertar para a importância dos diretos básicos da criança desde o início de sua vida, como educação, boa alimentação e uma base familiar sólida.

Na terça e quarta-feira, 25 e 26 junho, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF – AB, realizou uma roda de conversa sobre o impacto na gravidez na adolescência no bairro Ferreirão. No dia seguinte, os profissionais do núcleo promoveram uma palestra para falar sobre a importância de uma alimentação saudável na primeira infância, na U. E Vó Binoca.

Na quinta-feira (27), a Unidade Escolar Vô Binoca, de educação infantil, ou seja, o público da primeira infância, foram  realizadas atividades lúdicas, onde na ocasião, a organização preparou um ambiente com cenários para receber as crianças para apresentação de contos infantis e realização de um circuito com vários obstáculos. As historinhas como a do “Chapeuzinho Vermelho” e a dos “Três porquinhos”,  foram apresentados com fantoches, máscaras dos personagens e com cenário apropriado para essa faixa etária, com a participação e interação das crianças para dramatizar os personagens. Após o lanche, a criançada gastou energia no desenvolvimento do circuito, sendo orientadas a obedecer às regras dos jogos. Na oportunidade, desenvolveram com muito entusiasmo, alegria e interação as atividades  para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo.

Já na sexta-feira (28), o encerramento contou com a partição de gestantes na Praça 28 de Dezembro para participar de uma atividade laboral com o fisioterapeuta Alan Menezes, do Centro de Reabilitação de Joaquim Pires. O profissional expôs  as gestantes, riscos e contraindicações durante os primeiros meses de gestação, onde, levando em consideração todo processo normal de gravidez. Ao final a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de fraldas para as mães.

Fonte: ascom