Cidadeverde.com

Gestores municipais de Educação discutem melhorias

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promove, a partir desta terça-feira (6), o “II Seminário SAEB – Gestão de Resultados”. O evento tem como objetivo a troca de experiências e a discussão de estratégias que possam levar as redes públicas municipais a melhores índices no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O evento segue até a quarta-feira (7), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina. 


O SAEB é composto por um conjunto de avaliações externas, aplicadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), que possibilitam o diagnóstico da educação básica brasileira. 

Por meio de provas e questionários, o SAEB permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Além disso, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Este ano, o SAEB passou por uma série de modificações e este Seminário será também um momento para que possamos nos apropriar mais dessas mudanças, sempre visando a um melhor desempenho das redes municipais de educação tendo em vista suas diversas etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos”, explica a professora Cleidimar Tavares, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Água Branca.


O público-alvo do “II Seminário SAEB – Gestão de Resultados” são gestores municipais, dirigentes municipais de educação, gerentes, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais responsáveis por redes ou escolas públicas da educação básica. A programação do seminário envolve palestras e mesas redondas sobre o tema, além de exposição de cases de sucesso e oficinas. 

Confira a programação:

06/08, terça-feira
7h30 - Credenciamento
8h30 - Abertura
9h – Principais novidades do SAEB 2019 – SAEB / INEP
Palestrante: Helciclever Barros da Silva Vitoriano - INEP
10h30 – Intervalo
11h - Conhecendo o município de maior IDEB do Piauí
Palestrante:  Idala Soares Nogueira - DME de Castelo do Piauí 
12h 30 – Almoço livre
14h – Oficinas
Elaboração de Itens:
Oficina 1 – Oficina de Elaboração de Itens Língua Português
Oficina 2 – Oficina de Elaboração de Itens Matemática


07/08, quarta-feira
Capacitação Técnica dos Municípios que Participarão da Avaliação Undime de Alfabetização

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais