Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Dicas de investimentos para iniciantes

Se poupar dinheiro não é uma tarefa simples, escolher onde e como aplicar suas economias pode deixar muitos investidores iniciantes inseguros.

Dicas de investimentos para iniciantes

Com a consciência da importância desse novo passo, é possível investir dinheiro com segurança se protegendo de algumas armadilhas. Veja algumas dicas de investimentos:

Como começar a investir?
A melhor forma de começar a investir é buscando o máximo de informação sobre as modalidades e tipos de investimentos mais comuns.

Entre os grandes erros para quem está começando a investir, está o desejo de ganhar muito dinheiro sem o mínimo de esforço, e em curto período de tempo. Conhecimento, controle, paciência e estratégia são primordiais neste processo de investimento financeiro.

Como escolher o melhor investimento?
Escolher o melhor investimento exige preparo, além de autoconhecimento para definir o seu perfil de investidor. Informação nunca é demais. Invista um tempo para o desenvolvimento da Educação Financeira. O resultado vai ser compensador, sem dúvidas!

Pense em outros investimentos além da poupança
Há diversas opções de investimentos a curto, médio e longo prazo, além da tradicional poupança, que chega a render menos que a inflação em determinados momentos da economia. Por outro lado, se a intenção é usar o dinheiro no curtíssimo prazo, esta tende a ser uma boa opção, por conta da alta liquidez: você consegue resgatar o valor investido rapidamente, caso precise.

Mas não é porque um amigo ficou rico, investindo na bolsa de valores, que o mesmo deve acontecer com você. Antes de decidir pelo melhor investimento, é preciso estabelecer qual o objetivo a ser alcançado, quanto será investido inicialmente (e mensalmente) e o prazo de retorno.

Conheça seu perfil de investidor
Diante dessas respostas, você poderá estabelecer e fazer a análise de perfil de investimento:

  • Perfil investidor conservador: busca o máximo de segurança, mesmo que signifique menor retorno;
  • Perfil investidor moderado: busca equilíbrio entre segurança, liquidez e rentabilidade;
  • Perfil investidor agressivo: busca maior rentabilidade possível, mesmo diante do risco de perdas.

 

Com isso, verá que não existe pior ou melhor investimento, mas sim aquele que irá atender a uma necessidade e aos seus objetivos específicos.

Como investir de forma inteligente?
Ainda que você se identifique com um determinado perfil, isto não significa que deverá aplicar o seu dinheiro em uma só modalidade de investimento. É importante, e até recomendável, ter alternativas que possam compensar um prejuízo inesperado.

Para os conservadores, a melhor forma de aplicar dinheiro é montando uma carteira onde a maior parte do seu dinheiro estará, por exemplo, em Renda Fixa, e uma pequena parte em Renda Variável (Ações). O mesmo conceito vale para os perfis moderados e agressivos, sempre ajustando o percentual a ser investido ao objetivo que deseja alcançar no curto, médio ou longo prazo.

Bons investimentos!

 

Fonte: Finanças Práticas

 

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais