Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Sugestões de livros sobre finanças pessoais

Conhecimento é o primeiro passo para quem quer melhorar a vida financeira. Hoje em dia, com tantos meios para obter educação e com uma boa quantidade de conteúdo disponível (muitos de graça, inclusive), não existem mais desculpas para quem quer dar um salto nas finanças.

Com um grande volume de materiais disponíveis, a dificuldade pode ser em encontrar fontes confiáveis. Nessa busca, os livros podem ajudar e servir de fonte de inspiração.

Segue sugestões de livros sobre finanças pessoais:

1. A Mente Acima do Dinheiro

Escrito por Brad Klontz e Ted Klontz, este livro explica por que muitas técnicas sobre finanças funcionam somente na teoria. Os autores são irmãos e profissionais da psicologia, e todas as ideias e procedimentos abordados na obra foram desenvolvidos por eles.

No livro o leitor aprende como identificar essas funções, descobrir as causas e superá-las a fim de ter uma vida financeira mais saudável.

2. A nova regra do jogo

Este é um dos livros de finanças pessoais que explicam em uma linguagem fácil conceitos como CDI, Selic e inflação. Mas a obra vai além. O autor, Rafael Paschoarelli, se propõe a apresentar as diversas armadilhas presentes no jogo do dinheiro.

Em especial, ele faz uma referência aos bancos, lojas e diversos outros estabelecimentos que acabam aproveitando-se da ignorância ou da falta de conhecimento das pessoas para tirar proveito delas.

3. Como organizar sua vida financeira

Livro escrito por Gustavo Cerbasi, autor de um dos livros sobre finanças pessoais mais vendidos no país: “Casais inteligentes enriquecem juntos”  

Nesta obra Cerbasi oferece diversas dicas sobre como controlar os gastos e separá-los em gasto básico, gasto eventual e desperdício. O autor também se propõe a fazer o leitor questionar sobre suas escolhas e dá sugestões para melhorar a vida financeira sem privações e com disciplina.

4. Eu vou te ensinar a ser rico

Esta obra de Ben Zruel é um dos livros sobre finanças pessoais para quem busca a independência financeira, especialmente porque apresenta os primeiros passos para equilibrar as finanças.

O autor apresenta alguns métodos de como sanar dívidas que podem ser muito interessante se você se vê em uma situação aparentemente sem saída. Vale a leitura.

5. O investidor inteligente

Benjamin Graham, influente pensador e economista, é autor de “O investidor inteligente”. O livro é considerado como um clássico da literatura de finanças e, caso você tenha alguma dúvida, saiba que Graham foi o tutor do megainvestidor Warren Buffett .

Se você procura dicas sobre como se organizar financeiramente para obter sucesso na Bolsa de Valores, então esta obra precisa estar na sua cabeceira.  Mas, além de dicas para o mercado de ações, o autor procura ensinar o leitor a rever comportamentos e formar novos e poderosos hábitos capazes de mudar a sua vida.

6. O que os ricos sabem e não contam

Brian Sher apresenta os princípios básicos, porém poderosos, que podem levar uma pessoa a construir, manter e aumentar sua riqueza. De acordo com a sinopse, o livro ensina métodos simples, práticos e inovadores para fazer seus negócios e suas finanças pessoais progredirem.

O autor promete responder a uma pergunta muito comum: “o que os ricos fazem para serem ricos”? Para isso, ele ensina estratégias que guiam o leitor a alcançar o sucesso e a desenvolver hábitos saudáveis em relação ao dinheiro.

7. Os axiomas de Zurique

Precisa de conselhos de como ganhar dinheiro em qualquer lugar do mundo? “Os axiomas de Zurique” traz algumas sugestões de banqueiros suíços.

O livro consiste em 12 regras compiladas pelo autor Max Gunther para ajudar o leitor a lidar com riscos. A obra é uma inserção na mentalidade de investidores/especuladores que aceitam correr riscos e conseguem obter bons retornos financeiros.

8. Quem pensa enriquece

Todos que procuram livros sobre finanças pessoais devem ter “Quem pensa enriquece” na sua prateleira. Napoleon Hill, autor da obra, conviveu com pessoas como Henry Ford, então você já tem uma ideia da importância do livro.

Em suas páginas, Hill explica quais são os modelos mentais das pessoas com dinheiro e quais características essas pessoas bem-sucedidas têm em comum. Trata-se de um conteúdo indispensável sobre educação financeira.

9. Quero ficar rico

Mais um livro sobre finanças pessoais para quem está iniciando na educação financeira, “Quero ficar rico” foi escrito por Rafael Seabra. O livro mostra que é possível sair do vermelho e ir rumo à independência financeira.

10. Terapia Financeira

O autor, Reinaldo Domingos, mostra no decorrer das páginas de “Terapia Financeira” que é possível realizar sonhos independentemente do salário que a pessoa ganha. Para isso, Domingos explica, em uma linguagem simples, como fazer o orçamento doméstico e administrar as finanças de modo correto.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais