Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Confira dicas de livros para inspirar seu desenvolvimento profissional

Acelerar sua carreira e se desenvolver profissionalmente

Este deve ser um objetivo constante e, em momentos como o que estamos vivendo, ele se torna ainda mais fundamental. 

É verdade que existem diferentes maneiras de estar em constante desenvolvimento profissional: buscar e consumir conteúdos como artigos, podcasts e vídeos, por exemplo, é uma ótima forma de se manter em crescimento. 

Mas os livros também são uma excelente maneira de impulsionar sua carreiramergulhar em uma área de conhecimento ou simplesmente se inspirar

Se você está buscando livros que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional, vamos ajudar você nessa missão!

 

Confira a lista  com 12 livros que não podem ficar de fora das suas leituras:

1. A arte de fazer acontecer

Neste best-seller internacional, David Allen aborda o método GDT, do inglês “Getting Things Done”. É um método que propõe 5 etapas para você gerenciar suas tarefas com mais eficiência. 

O autor é uma das principais referências sobre produtividade e o livro é um  clássico sobre o assunto. Você vai encontrar diversos exemplos de como adotar a metodologia GTD na sua rotina, aumentando sua produtividade significativamente. 

2. Essencialismo

Você sabe qual é a diferença entre aquilo que é desnecessário e aquilo que é indispensável? No best-seller do consultor inglês Greg McKeown, você vai entender que o chamado profissional essencialista conhece essa diferença e, por isso, consegue dizer não para as tarefas que não são essenciais. 

O livro também fala sobre a origem da palavra “prioridade”. Quando surgiu, prioridade indicava a primeira coisa. Com o passar do tempo, ela passou a ser usada no plural, ou seja, são várias primeiras coisas. Isso significa que quando tudo é prioridade, nada é prioridade.  

3. O poder do hábito

Baseado em artigos científicos, entrevistas e pesquisas, Charles Duhigg descreve, neste livro, como um hábito é formado. Com a leitura desse clássico, você vai entender de que maneira os hábitos determinam as maneiras como vivemos, além de saber como mudá-los. 

O hábito é um mecanismo do nosso cérebro automatizar rotinas e assim reduzir o gasto de energia. Ao entender como são eles são ativados, é possível adaptá-los e mesmo criar novos - especialmente aqueles que contribuem para a produtividade. 

4. As armas da persuasão

Neste livro, Robert Cialdini fala sobre os  princípios psicológicos que fazem uma pessoa dizer sim a um pedido ou oferta, e quais são as técnicas que podem otimizar esse processo. 

O estudo identificou 6 gatilhos mentais que são capazes de influenciar qualquer pessoa e que podem te ajudar a chegar mais vezes ao sim: reciprocidade, comprometimento, prova social, afeição, autoridade e escassez.

5. Desvendando os segredos da linguagem corporal

Para entender a importância da linguagem corporal na comunicação, Allan e Barbara Pease discutem neste livro como o corpo também se expressa através de gestos e outros sinais não verbais. 

Entre os aspectos trazidos pelos autores, estão a leitura dos gestos em grupo, a análise da  postura corporal e a avaliação da coerência do que está sendo dito.. Dessa maneira, a linguagem corporal é decodificada ao longo do livro, que oferece dicas valiosas para você usá-la a seu favor.

6. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público

Chris Anderson, presidente do TED, traz em seu livro as melhores práticas de oratória adotadas nas palestras e que são fundamentais para atrair e engajar o público. Além das boas práticas, Anderson também explica ponto a ponto sobre aquilo que funcionou e o que não funcionou nas palestras. 

O livro mostra como é possível melhorar a sua comunicação, desde apresentações em palestras até reuniões de negócios e apresentações de trabalho.  

7. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente

Este foi o livro que popularizou o conceito de inteligência emocional. O psicólogo Daniel Goleman traz inúmeros dados e insights sobre o assunto, entre eles que o Quociente Intelectual (QI) equivale a apenas 20% das aptidões necessárias para uma pessoa ser bem sucedida, enquanto os 80% restantes correspondem ao quociente emocional (QE). 

O autor ainda propõe 4 pilares da inteligência emocional: autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade. Esses 4 pontos estão interligados e são complementares, e Goleman mostra no livro como eles influenciam na nossa rotina, no nosso desempenho profissional e até mesmo no nosso bem-estar físico.

8. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos

Criado pelo economista e filósofo Nassim Taleb, o conceito de antifrágil significa  a possibilidade de crescer e se desenvolver mesmo em situações imprevisíveis e improváveis. 

No livro, Taleb explica detalhadamente o conceito e ainda cita diversos exemplos de situações que podem ser beneficiadas pela instabilidade. Um dos destaques do livro é a necessidade do conflito como um fator que incentiva o avanço.

9. Comunicação não-violenta

Quer desenvolver a sua comunicação de maneira clara, assertiva e empática? Neste livro, o psicólogo Marshall B. Rosenberg traz lições que são aplicáveis nas mais diferentes situações do dia a dia para garantir uma comunicação não-violenta. 

No livro, o autor ainda aborda algumas maneiras de mudar padrões de pensamento que desencadeiam discussões, resolver conflitos de maneira justa e tranquila e criar relações fundamentadas no respeito.

10. Como fazer amigos e influenciar pessoas

O livro, que foi publicado pela primeira vez em 1936, chegou em sua 52ª edição e já teve mais de 50 milhões de cópias vendidas, é um clássico que permanece atual. 

Dale Carnegie traz conteúdos práticos sobre como relacionar-se bem com as pessoas e poder influenciá-las no dia a dia em negócios, no trabalho e até mesmo nas relações sociais. Além disso, o livro também traz técnicas para as lideranças sobre comunicação e equipes.

11. Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração

Escrito pelo CEO da Pixar, Ed Catmull, o livro fala sobre a história, os processos criativos e as inovações dessa que é uma das maiores empresas de animação da história. 

Entre os pontos de destaque do livro, estão os princípios da Pixar: “a história é soberana” e “confie no processo”, que levam toda a organização a se fortalecer constantemente em seus ideais e no seu modelo de negócio. 

12. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

Daniel Kahneman trata, no livro, dos diferentes sistemas que orientam a maneira como pensamos. O primeiro sistema é rápido, emocional e intuitivo, enquanto o segundo é mais lógico, devagar e decisório. 

Depois de explicar as diferenças entre esses sistemas, o livro traz insights sobre como as decisões são tomadas no dia a dia e como é possível usar técnicas para se proteger de eventuais falhas mentais.

 

Fonte: Escola Conquer

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: