Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Ações: o que são e suas características

Sociedade por ações: como funciona e quais são as características

Ações

Sobre o produto

Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa.

A empresa que emite ações tem como objetivo principal captar recursos que viabilizem o seu crescimento.

O investidor que adquire ações torna-se sócio da empresa e seu principal objetivo é alcançar ganhos com os resultados da companhia.

Benefícios para os Investidores

• Potencial de retorno no longo prazo superior às alternativas conservadoras;

• Dividendos, que são parte do lucro da empresa, distribuídos periodicamente;

• Facilidade para comprar ou vender e valores acessíveis;

• Emprestar ações pode trazer um rendimento extra;

E como funciona a negociação de Ações?

O primeiro passo para um investidor que decide comprar ações é encontrar uma corretora. Por meio dela o investidor poderá solicitar a compra e a venda de suas ações, que ocorre eletronicamente no que chamamos de pregão, no ambiente da B3.

A partir da oferta de compra desse investidor, a corretora buscará um acionista da empresa que queira vender suas ações. Quando a corretora encontra o acionista que quer vender pelo mesmo valor que o investidor quer comprar, o negócio é fechado. Chamamos essa fase de negociação. Veja a seguir:

Dois dias úteis depois do negócio fechado há a liquidação física e financeira da operação: o dinheiro do investidor é transferido para o vendedor e as ações são transferidas para o comprador.

Portanto fique atento: quando negociar ações no mercado à vista sua conta corrente não será impactada no mesmo dia em que negociá-las. Isso só ocorre dois dias úteis depois. Da mesma forma, para quem está comprando ações, a informação de que as possui em sua carteira só aparece dois dias úteis depois da negociação.

As ações são negociadas na bolsa de valores. Isso é uma vantagem a mais para o investidor, pois significa que ele conta com a Contraparte Central Garantidora. Então, a B3 é a compradora para todos os vendedores e a vendedora para todos os compradores, o que torna as negociações mais seguras para todos.

Como negociar Ações?

Antes de negociar ações é importante conhecer esse mercado e identificar critérios de escolha para as ações que você vai comprar ou vender. Para isso você pode contar com os especialistas das corretoras. A lista de corretoras disponíveis para operar este produto está disponível no site da B3.

Especificações e características

 

Fonte: B3

 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais