Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Aplicativo dos Correios permite pagar impostos e taxas de importação

Falso e-mail dos Correios engana usuários; saiba se proteger | Downloads |  TechTudo

Nova opção facilita o pagamento dos tributos alfandegários e do despacho postal cobrado pela estatal.

Agora, o aplicativo dos Correios para Android conta com a opção de pagar os encargos da aquisição de produtos importados mais facilmente.

Com o app, é possível conferir se há alguma compra direcionada até você cadastrada no sistema.

Além disso, ele ainda mostra se há algum pagamento pendente para liberação da compra e permitirá gerar um boleto ou utilizar um cartão de crédito para isso.

Impostos de importação

Os valores cobrados pelos Correios incluem os impostos de importação de um produto, que são repassados à Receita Federal, e o valor de despacho postal, que é uma taxa direcionada aos próprios Correios.

A estatal defende a cobrança, afirmando que “esse serviço inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos (quando houver), além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos”.

Revisão dos impostos

Há outros recursos importantes chegando ao aplicativo da estatal. Até novembro, a empresa cita que o app também terá a opção de solicitação de revisão dos impostos cobrados, se o usuário os julgar indevidos. Além disso, as novidades também estão a caminho do iOS, mas ainda não há uma data para que isso aconteça.

Segundo os Correios, o recurso foi implementado pensando na temporada mais movimentada do comércio eletrônico, incluindo o Natal e Black Friday, que já se tornou um evento garantido no calendário anual do consumidor.

 

Fonte: Contábeis