Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

CFC realiza seminário para celebrar 75 anos de sua criação

O Sistema CFC/CRCs celebra 75 anos da sua criação e da regulamentação da profissão contábil. Para marcar a data, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizará um seminário comemorativo no dia 27 de maio, das 9h às 17h. O evento é gratuito, ocorrerá na modalidade virtual e será transmitido pelo canal do CFC no YouTube. A iniciativa reunirá, entre outros convidados, representantes das organizações que compõem o Sistema Contábil Brasileiro.

Abertura

A mesa virtual de abertura contará com a presença do presidente do CFC, contador Zulmir Breda; da presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), contador Adeildo Osório de Oliveira; do presidente do CFC (Gestões 2004-2005 e 2014-2017) e detentor da medalha João Lyra, contador José Martonio Alves Coelho; da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), contadora Rúbia Albers Magalhães, representando todos os presidentes dos CRCs; do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), contador Sérgio Approbato Machado Júnior; e do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), contador Valdir Coscodai.

Na ocasião, também serão feitas homenagens aos ex-presidentes do CFC, reconhecendo cada um por sua contribuição ao Sistema CFC/CRCs.

Solidariedade e espírito de coletividade

A programação da parte da tarde terá início com o lançamento da Campanha Nacional de Solidariedade da Classe Contábil. A iniciativa é uma ação do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e será apresentada pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, contador Joaquim Bezerra Filho.

Ciência a favor da contabilidade

Outro momento importante que será destaque no seminário é a celebração dos 50 anos da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). A publicação é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no país. Ao longo de sua história, iniciada em 1912, sofreu algumas interrupções nas veiculações. Contudo, em 1971, o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista e, desde então, de modo contínuo, segue valorizando e levando conhecimento técnico e acadêmico aos profissionais e estudantes da contabilidade.

Regulamentação da profissão contábil

Após a comemoração dos 50 anos da RBC, será iniciado o painel “75 anos de regulamentação da profissão contábil no País: a visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro”. Para apresentar e analisar o assunto, os painelistas serão os contadores Maria Clara Cavalcante Bugarim, Valdir Coscodai, Sérgio Approbato Machado Júnior e Adeildo Osório de Oliveira. A moderação será realizada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, contador Aécio Prado Dantas Júnior.

História da profissão e próximos passos

A programação do seminário ainda inclui a palestra “Passado, presente e futuro da profissão”. A apresentação do tema será feita pelo presidente da Trevisan Escola de Negócios e indicado à condecoração João Lyra, contador Antoninho Marmo Trevisan. A moderação será do presidente do CFC, contador Zulmir Breda.

Para acessar a página do CFC no YouTube, clique aqui.

Fonte: CFC 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais