Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

22 de setembro, Dia do Contador

22 de setembro, Dia do Contador

Por Josimar Alcantara de Oliveira*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há exatamente 76 anos (1945), o dia 22 de setembro foi instituído como o dia do Contador, por ter sido criado, nesta data, o curso de graduação em Ciências Contábeis (Fundação Álvaro Penteado – Antiga Escola de Artes e Comércio – FECAP/SP). De lá para cá, muito coisa mudou, mas um fato é certo: celebrar o Dia do Contador é uma enorme honra neste momento tão especial para a profissão que está em plena ascensão devido, principalmente, ao advento do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, bem como do surgimento acelerado das micro e pequenas empresas em todo o território nacional.

Hoje a profissão é vista como um instrumento de controle do patrimônio das empresas e dos órgãos governamentais, portando abarcando as entidades com fins lucrativos e das entidades sem finalidade de lucros. Literalmente, a contabilidade de tornou a alma da empresa, independentemente do porte ou segmento.

Com as Normas Internacionais de Contabilidade ( International FinancialReporting Standards – IFRS  e o Sped, que veio, literalmente, para revolucionar a forma da prestação de contas, não deixando mais espaços para o famoso jeitinho brasileiro, houve uma verdadeira reviravolta na profissão, afinal ambas estimularam profissionais e aspirantes à profissão a estudarem e se atualizarem sobre o assunto, se adaptando o mais rápido possível para conscientizar os empresários a modificarem os procedimentos operacionais internos que influenciam no processo de contabilização.

No corrente ano, uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Americana Robert Half, apontou que a área da contabilidade está em alta no mercado brasileiro.  Portanto, não restam dúvidas de que os profissionais da área têm que olhar para o presente e, principalmente, para o futuro, já que a globalização dos mercados, a formação dos blocos econômicos e a tecnologia trouxeram grande leque de oportunidades para todos nós.

Hoje, nenhum profissional da contabilidade pode se dar ao luxo de observar ao seu redor e acreditar que basta fazer uma contabilidade voltada somente para a perspectiva fiscal e que a contabilidade realizada é somente de impacto local.  Muito pelo contrário: é de praxe ampliar os horizontes e pensamentos uma vez que as mudanças dos conhecimentos e informações contábeis rem acontecido numa velocidade assustadora e os fiscos das três esferas de poder editam e publicam, quase diariamente, Medidas Provisórias, Leis, Decretos, Instruções Normativas, Resoluções, Portarias, Atos Declaratórios, entre outras legislações que estão sempre na rotina profissional destes trabalhadores.

Diante de tantas novidades e adaptações, nós, do Centro Universitário Santos Agostinho – UNIFSA, há exatamente 21 anos, acreditamos no potencial da contabilidade e, principalmente. Do contador brasileiro, na garra, na ética, no dinamismo e na força de vontade dos profissionais contábeis.  Não é atoa que a área contábil tem evoluído de forma considerável, mesmo em tempos de crise como estamos vivenciando neste ano, o que muito nos orgulha, já que todas as nossas ações e projetos, no controle da riqueza empresarial, são direcionados aos atuais contadores e contadoras e principalmente aos nossos alunos, futuros profissionais da contabilidade, sempre com o propósito de aprimorar e desenvolver a profissão. Portanto parabéns pelo dia 22 de setembro, parabéns contadores que participam do processo de construção de um Brasil melhor e por um mundo cada vez mais justo!

 

Josimar Alcantara de Oliveira é Contador; professor de Graduação e Pós-Graduação, Coordenador de Curso de Graduação do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, Coordenador Local de Mestrado Profissional em Economia Pública - UFC e Coordenador Local de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção - UNIP e Coordenador Local do Curso de Doutorado Profissional em Engenharia de Produção UNIP.  Doutor em Engenharia de Produção “Gestão Estratégica de Custos nas Empresas” – UNIP (Conceito – 5). Mestre em Finanças de Empresa “Gestão financeira nas Micro e Pequenas Empresas” – UFPB. Especialista em Contabilidade Financeira - UFPI e Docência do Ensino Superior - UNIFSA. Auditor Contábil, Perito contador, Avaliador de Empresas, Assessor contábil e financeiro e Pesquisador Científico.  Imortal da Academia Piauiense de Contabilidade – APICICON.    Avaliador ad hoc do INEP.  Ex- Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí – CRC-PI (2006/2007), Conselheiro Efetivo do CRC-PI (2006/2009). Membro do Conselho Editorial de Revistas Científicas

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais