Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Conheça a biografia do Advogado Cláudio Feitosa

 

Claudio Manoel do Monte Feitosa, nascido em 14.05.1970, é advogado militante nas searas trabalhista e cível há 31 anos. Piauiense, que morou até os 19 anos em Altos/PI, é o filho mais novo do casal Manoel Feitosa (in memorian), comerciante, e Tetê Monte, professora primária, que teve outros três filhos. Hoje, reside em Teresina, cidade onde se firmou profissionalmente assim que se formou em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Hoje, Claudio Feitosa é casado há 16 anos com Patrícia Feitosa, defensora pública, e o casal tem um filho: João Manoel Monte Feitosa.
Inicialmente, Claudio Feitosa estudou em escola pública em Altos/PI, vindo em 1980 a estudar no Colégio Diocesano, em Teresina, com bolsa de estudos integral. Ingressou na UFPI em 1987, graduando-se no Bacharelado em Direito no dia 27.07.1990. Durante o período do Diocesano e na quase integralidade do curso de Direito, Claudio Feitosa realizava diariamente o percurso Altos/Teresina, ida e volta, objetivando o saber e em busca de oportunidades para se credenciar profissionalmente. 
Após sua formatura, aos vinte anos de idade, quando fez o juramento em latim de sua turma, cursou pós-graduação na Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) e especializou-se em Direito de Empresas e Processo pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEMPI).

 


Nos anos iniciais da carreira, Claudio Feitosa foi aprovado em concursos públicos: o primeiro, para Técnico Judiciário – Área Jurídica (que atualmente corresponde ao cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o qual, embora nomeado, se absteve de assumir, em favor dos demais candidatos; o segundo, para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará).

Na advocacia, sempre se dedicou ao campo privado, na atividade de consultoria e em processos em geral, já tendo atuado como advogado e consultor jurídico, entre outros, do Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura – CREA/PI, do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/PI, do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. No exercício do magistério superior, Claudio Feitosa compartilhou o conhecimento e a experiência acumulados, como Professor da AESPI (Associação de Ensino Superior do Piauí). 
Em sintonia com as mudanças legislativas e jurisprudenciais que se sucedem em ritmo cada vez mais dinâmico, Claudio Feitosa publicou diversos artigos, nos quais abordou, a partir da perspectiva jurídica, as novas realidades das relações de trabalho, sempre em estilo objetivo e com enfoque prático, sem prejuízo à excelência do conteúdo.
Por sua destacada atuação na seara trabalhista, em novembro/2000, foi condecorado com a Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, no grau de Comendador.

No âmbito associativo, participou da administração do Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/PI, especificamente junto à Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí – CAAPI, ali tendo ocupado o cargo de Terceiro Tesoureiro (triênio 2007 a 2009) e Secretário (triênio 2010 a 2012), além de membro titular da Comissão de Relações Institucionais da OAB/PI (triênio 2013 a 2015). Também foi membro do Conselho Fiscal da AATEPI – Associação dos Advogados Trabalhista do Estado do Piauí, função esta que desempenhou desde 2018 até maio/2021.
Com a abertura da vaga do quinto constitucional no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, em virtude da aposentadoria do Exmo. Sr. Desembargador Wellington Jim Boa Vista, que ocorrerá no final de setembro/2021, Claudio Feitosa se candidatará para o referido cargo, e, assim, apresenta suas credenciais para atender às atribuições correspondentes à sucessão indicada, passando a compor o Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, com a missão de contribuir para que a Administração da Justiça e o desempenho da atividade judicante se desenvolvam com dinamismo e modernidade, de maneira pragmática, aproximando a cultura e as rotinas de trabalho do Judiciário trabalhista aos anseios e necessidades da Advocacia piauiense militante e de toda a sociedade.

Fotos: Arquivo pessoal Cláudio Feitosa 

Fonte: Cláudio Feitosa 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais