Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

22 de setembro, Dia do Contador

Dia do Contador

 

A data é em homenagem a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do país. Em 1945, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi uma das pioneiras a inaugurar um centro universitário voltado à área. E isso foi possível porque em 22 de setembro daquele ano, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei Nº 7.988 regulamentando a criação do curso.

A função do profissional contábil vai muito além do que só cuidar de cálculos e resolver questões burocráticas. O Contador vem sendo cada vez mais valorizado e é considerado como um consultor de negócios. Por essa razão, é um profissional com perfil para atuar em diversas áreas, tais como:

Gestão de empresas

Na hora de abrir uma empresa, o Contador é essencial. É ele quem cuida do registro de firma nos órgãos do governo e recebe o alvará de funcionamento. Este é o primeiro passo para um negócio começar as atividades. No entanto, seu papel vai muito além dos trâmites de registro e formalização da empresa. São parceiros que dão o suporte necessário na gestão das empresas e deixam o empreendedor mais seguro e focado nas em seu negócio.

Gestão financeira

É a área onde o Contador tem forte atuação e precisa estar diariamente atualizado de toda a movimentação financeira, tanto das contas a pagar e receber, fluxo de caixa, empréstimos, como investimentos. São demonstrações financeiras obrigatórias com movimentação, em alguns casos, mensal, e em outros, anual.

Gerenciar cálculos e a emissão de guias de tributos a serem pagos, como ICMS, IPI, PIS, COFINS e outros, fazem parte da rotina contábil. Assim como, enviar mensalmente o SPED Fiscal, um processo de escrituração digital da Receita Federal, bem como outras obrigações acessórias.

Para emitir o SPED Fiscal, é necessário que o Contador reúna informações referentes à escrituração fiscal e contábil, e notas fiscais eletrônicas que são enviadas em um arquivo digital, seguindo os padrões exigidos pela Receita, e então é submetido ao programa que faz a validação.

Mais do que estes registros fiscais e contábeis, cabe ao Contador preparar análises financeiras quando são solicitadas pelos gestores da empresa, em situações como por exemplo, para compreender a saúde econômica do negócio ou para apoiar alguma tomada de decisão. Nesta função, ele tem a liberdade de montar relatórios que trazem a previsão de rentabilidade para avaliar, junto aos gestores, a viabilidade de projetos de investimento ou expansão.

Auditoria Contábil

Ao atuar na área de auditoria, o Contador examina a autenticidade das informações contidas nos registros. Além de investigar documentos contábeis, como: balanço patrimonial, fluxos de caixa e demonstrações contábeis. Esta análise é feita de forma detalhista para evitar irregularidades e proteger a empresa de qualquer tipo de fraude fiscal.

Para entender de forma lúdica como é a atuação de um auditor contábil, vale a pena assistir ao filme “O Contador”.

Atuária

Trata-se da ciência que pesquisa e desenvolve planos de seguros e de previdência. Nesta carreira, o Contador aplica diretamente seu conhecimento de matemática, estatística, economia, probabilidade e finanças.

Seja para calcular premiações, indenizações e probabilidade, quando se refere a seguros. Quanto determinar valores de fundos, produzir relatórios de avaliação e possíveis riscos, ao trabalhar com previdência social.

Além disso, o profissional contábil tem a oportunidade de trabalhar com capitalização e investimentos, sendo responsável por pesquisas, gestão de fundos de investimentos e elaboração de planejamentos e políticas de investimentos.

Perícia Contábil

O Contador ao atuar como perito vai apurar os fatos para fornecer um laudo que reúne as provas necessárias para resolver casos judiciais e extrajudiciais.

Aqui, a rotina de trabalho envolve vistorias, investigações, arbitramentos e avaliações. E o perito pode contar com assistentes técnicos, caso as partes envolvidas no processo tenham interesse em indicar profissionais para acompanhar a averiguação.

É normal relacionar a área com auditoria. Porém, a perícia contábil trabalha com fato específico, que é o alvo do litígio. Enquanto na auditoria, o contador atua no panorama geral do negócio com a finalidade de detectar possíveis irregularidades.

Controladoria

É um segmento que compila e agiliza o acesso a todos os dados financeiros e contábeis de uma empresa, o que contribui na gestão de qualidade e para coordenar as questões orçamentárias e administrativas. O Contador tem papel fundamental para fazer a análise da saúde financeira da operação, porque fica sob sua responsabilidade entregar relatórios que mostrem indícios de desperdícios, irregularidades. Além de trazer informações que contribuem para o aumento de lucro e soluções para otimizar a redução de custos.

Essas e muitas outras atividades podem ser desenvolvidas pelo Contador, profissional de grande importância para o desenvolvimento das empresas e do país.

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais