Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Veja quem terá prioridade na restituição do Imposto de Renda

Contribuinte que optar por receber restituição por Pix terá prioridade; veja  novidades do IR

Temporada de entrega das Declarações do Imposto de Renda é sempre tensa. Afinal, é preciso estar atento na hora do preenchimento e qualquer erro poderá fazer com que o contribuinte caia na malha fina. 

O período de entrega encerra-se no dia 31 de maio. Todavia, para facilitar a entrega do documento, a Receita fez, neste ano, algumas mudanças, como a disponibilização da declaração pré-preenchida que encontra-se disponível desde o primeiro dia do prazo de entrega.

A expectativa da Receita é receber até 39,5 milhões de declarações até o fim do prazo, das quais, 25% pré-preenchidas. Contudo, quem já enviou a sua declaração, está ansioso em saber se terá prioridade em sua restituição e quais os critérios que a Receita Federal adota. 

Critérios de prioridade na restituição

Veja bem, o pagamento das restituições começa em 31 de maio e foi dividido em cinco grupos mensais. Quem entregou mais cedo, tem prioridade.

Também recebem logo no primeiro lote da restituição, os idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

E em 2023 a novidade é que também terão prioridade no recebimento da restituição os que usarem a declaração pré-preenchida e os que optarem por receber o valor por meio da chave Pix. Todavia, é preciso que a chave Pix seja o CPF do cidadão. 

Segundo a Receita, as duas novas modalidades de prioridade têm o objetivo de reduzir os erros na declaração. Ao optar pelo Pix, por exemplo, não é necessário informar mais nenhum número de dados bancários, apenas o próprio CPF.

Portanto, se o contribuinte for idoso ou utilizou a declaração pré-preenchida ou optou pela restituição via Pix terá grandes chances de receber seu dinheiro de volta logo nos primeiros lotes. 

Datas do Lotes de Restituição

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro

Fonte: Jornal Contábil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais