Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Contador busca ajuda para ampliar ideia do Museu da Contabilidade do Piauí

Foi-se o tempo em que o profissional da contabilidade tinha como principal missão realizar o lançamento de crédito e débito nas empresas, o famoso método das partidas dobradas. 

Hoje, o contador tem um papel muito mais importante na gestão das empresas e exerce grande domínio sobre a complexa legislação tributária adotada no País. 

No entanto, registrar a história da contabilidade, seja por meio de relatos, imagens ou equipamentos, é um bem necessário que se faz para perpetuar toda essa evolução da contabilidade no contexto da economia brasileira. 

No Piauí, uma dessas iniciativas, de criar um espaço para registrar a evolução da contabilidade no Estado, surgiu da força de vontade do contador Luiz Carlos Veras. Ex-Presidente do CRC-PI e profissional de grande expressão no cenário contábil local, Luiz Carlos possui em sua empresa contábil alguns dos equipamentos utilizados na profissão ao longo do tempo. São calculadoras mecânicas, máquinas registradoras de transações financeiras, entre outras, tanto manuais quanto automáticas, que à época, eram uma grande revolução nas empresas e no comércio. 

O sonho do contador Luiz Carlos, porém, é que a classe contábil possa contribuir para o crescimento do Museu, seja com a doação de livros, equipamentos, registros de imagens ou documentos. 

“Quem vem pela frente precisa conhecer a nossa história. É preciso registrar nosso passado para construir um futuro melhor. Sabemos hoje o quanto a profissão exige habilidades mas nosso passado foi de muita luta para chegarmos até aqui e acho que esse é o papel do Museu da Contabilidade”, Afirma Luiz Carlos. 

Para o Contador Raulino Filho, empresário do setor contábil, a ideia do museu é essencial para manter viva a história da contabilidade no Piauí. Mas, segundo ele, é preciso que a classe contábil esteja unida nesse propósito, que ajude com equipamentos e também com propostas. Ele cita por exemplo, a ideia do museu ter uma espaço maior, público, aberto a visitas, para expandir ainda mais o passado de sucesso da contabilidade. 

“Seria interessante se pudéssemos reunir empresas, o poder público, universidades, e pessoas com conhecimento e poder de ação para ampliar esta interessante iniciativa do contador Luiz Carlos”, afirma o Raulino Filho. 

Atualmente, os equipamentos do atual Museu da Contabilidade, doados por muitos profissionais da contabilidade, estão expostos na empresa do contador Luiz Carlos, em Parnaíba, na Rua Josias de Moraes Correia N° 1104, Sala 05, Bairro Nova Parnaíba.

O material também pode ser visto no Instagram por meio do perfil https://www.instagram.com/museudacontabilidadedopi/

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais