Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Reconhecimento: Contabilistas são homenageados pelo Senado Federal

A classe contábil brasileira foi homenageada pelo Senado Federal em decorrência do Dia do Contabilista. Comemorada em 25 de abril. 

 A Sessão Comemorativa ao Dia do Contabilista foi realizada no Plenário do Senado, dia 27 de maio, às 14 horas, com transmissão ao vivo pela TV Senado.

A iniciativa da homenagem partiu do senador João Vicente Claudino (PTB/PI), cujo requerimento foi posteriormente subscrito por outros senadores. 
O senador Joaõ Vicente disse em eu discurso que o contabilista, quando traduz em números os bens, as receitas e as despesas das empresas, possibilita a oportunidade de tomada de medidas eficientes e decisões acertadas. “A atividade dos contabilistas é especialmente importante para garantir a lisura de transações que, muitas vezes, chegam a envolver milhões de reais em verbas públicas ou particulares. Os profissionais da classe contábil, que normalmente executam seu trabalho de forma discreta e reservada, ganham visibilidade nessas situações. Uma análise contábil criteriosa pode detectar irregularidades e fraudes e, assim, significar uma economia substancial para empresas privadas e para a administração pública”, disse.

Representando a classe contábil, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro enfatizou que a Contabilidade brasileira está em grande evidência,  nacional e internacionalmente e, ao longo da última década. “Hoje, os contabilistas são considerados gestores de informação, capazes de contribuir com  decisões estratégicas para as empresas.  Esta homenagem comprova a importância da categoria atualmente composta por 417 mil profissionais e mais de 73 mil organizações contábeis,  que dão assistência a milhões de  empresas atuantes no País, além de serem um elo fundamental na relação entre fisco e contribuinte", destacou.

O Dia do Contabilista, instituído em 1926, foi proposto pelo então senador João Lyra, que também defendeu criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros. Tal iniciativa culminou com a regulamentação da profissão, em 1946. 
 

 
 
Sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista - Fonte: Agencia Senado
 
 
 
 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais