Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Assuma o controle de suas finanças em 2011

A frase mais falada e cantada em todo reveillon é “muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender!”, mas poucas pessoas acabam realmente tomando a decisão de tomar o comando da situação financeira. É preciso que o objetivo de ter ‘dinheiro no bolso’, ou o mais correto: investido, esteja entre suas prioridades em 2011 e para isso é necessário atitude, disciplina e muita perseverança.

Mas como começar? É preciso primeiramente entender que educação financeira não é uma ciência exata, mexendo apenas com cálculos, matemática, planilhas. Isto tudo faz parte, mas trata-se primeiramente de uma ciência humana que foca diretamente nos hábitos e costumes que geram um novo comportamento em relação ao dinheiro, fazendo com que o mesmo seja o meio para realizar sonhos.

Reúna seus familiares para debater a situação financeira, necessidades de economias e objetivos a serem atingidos, inclusive as crianças. É preciso entender que em um lar todos devem participar desta atividade. Só conscientizando a todos que o dinheiro deve ser respeitado é que conseguirão realizar os sonhos comuns e individuais.


 

É preciso respeitar o padrão de vida que família pertence e para isso é necessário um diagnóstico financeiro para descobrir qual é realmente sua situação. Tem pessoas que vivem em um padrão acima da realidade, mas estão sempre preocupadas com as dívidas e problemas decorrentes, já outras que vivem em um padrão um pouco abaixo do real e com sossego e dinheiro guardado para realização dos sonhos de curto, médio e longo prazo.

Sua família pode se encontrar em três situações: equilibradas financeiramente, endividada ou ainda investidora. Qualquer que seja a situação é preciso estabelecer uma estratégia financeira que possa garantir a saúde financeira.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais