Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Caiu na malha fina? Saiba como resolver o problema


O último lote deste ano de restituições do Imposto de Renda foi depositado no dia 15 de dezembro. Os contribuintes que não receberam nada, com certeza, caíram na malha fina. Nesse caso, é preciso pegar o número do CPF e do recibo das duas últimas declarações, gerar um código de acesso no site da Receita e acessar o “Extrato da Declaração do Imposto de Renda” para saber se, de fato, a declaração ficou retida e qual o problema encontrado.

Nos casos mais simples, é possível fazer uma declaração retificadora e resolver as pendências com a Receita Federal pela internet. Em 2010, 700 mil declarações caíram na malha fina. No ano passado o número foi de 1 milhão. Segundo a Receita, a redução se deve ao fato de o contribuinte contar hoje com ferramentas que permitem ele corrija a declaração mesmo depois de enviado à Receita.

Nos casos mais complexos, como erros relacionados a valores declarados, é preciso aguardar uma notificação do Fisco e agendar uma visita à Receita a partir de janeiro. Na véspera do agendamento, o contribuinte que fizer o cadastro do número do telefone receberá um “lembrete do agendamento”, via mensagem SMS (celular). Após a entrega dos documentos, na data agendada, não será mais permitido retificar a declaração. O acompanhamento do resultado da solicitação poderá ser feito pelo site da Receita.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: malha fina