Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Caminhada da Fraternidade: 16 anos de solidariedade


Recorde de público na 16ª Caminhada da Fraternidade                                                                  Foto: Raulino Neto

Este ano a 16ª Caminhada da Fraternidade reuniu mais de setenta mil pessoas e  simbolizou um verdadeiro desfile de cidadania, que além de recursos financeiros para os diversos serviços, programas e projetos desenvolvidos pela ASA, luta contra o preconceito das pessoas portadoras do vírus HIV e traz a tona temas para conhecimento da sociedade. "Neste ano, estamos tratando do Amor pela vida e pelo planeta. A escolha desse tema deve-se a preocupação com a natureza. Se não cuidarmos dela, todos nós estaremos fracassando. É despertar para o cuidado da mãe Terra.", justificou o monsenhor Tony Batista, coordenador geral do evento.

 

 

Programação
A Caminhada da Fraternidade deste ano foi realizada no dia 12 de junho após a Santa Missa, celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Sérgio, no Adro da Igreja São Benedito. A largada oficial da caminhada, foi às 8:00 horas, seguindo pelas avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima.  O encerramento ocorreu na Avenida Universitária próximo ao balão da Avenida Ininga, com bênção final e show de bandas locais.  

 

Recursos

Todos os recursos financeiros adquiridos durante a Caminhada são aplicados para a manutenção e funcionamento do Lar da Fraternidade, do Lar de Misericórdia, do Centro Maria Imaculada, do Projeto Periferia, da Casa Frederico Ozanan e para outros projetos desenvolvidos pela ASA.

 

Lar da Fraternidade
Criado em 1995, é uma  casa de apoio aos portadores de HIV, atendendo atualmente 280 pacientes (homens, mulheres e crianças), internos ou em acompanhamento. É mantido, principalmente, através dos recursos da Caminhada da Fraternidade.  Com a Caminhada da Fraternidade é possível manter a estrutura do Lar em pleno funcionamento com a aquisição dos alimentos necessários; pagamento de funcionários; pagamento de contas como água, luz, telefone, gás de cozinha; aquisição de combustível e manutenção do transporte; compra de vale transporte para pacientes; entre outros benefícios.

 

Lar de Misericórdia
Inaugurado em dezembro de 1996, surgiu com o propósito de abrigar pessoas carentes que vêm em busca de tratamento de saúde em Teresina. O Lar possui infra-estrutura para acomodação dos doentes, bem como dos seus acompanhantes.
É administrado por casais do movimento de Encontro de Casais de Teresina (ECC). Neste local os pacientes têm alimentação saudável, além de auxílio para os encaminhamentos necessários para a realização de seu tratamento. Normalmente, cada paciente fica cerca de 30 dias no Lar, mas tudo depende da enfermidade e do nível de complexidade do tratamento.

Centro Maria Imaculada
O Centro Maria Imaculada de Reabilitação de Hansenianos desenvolve um trabalho de fundamental importância no processo de reabilitação do portador desta enfermidade, buscando além da cura, o fim do preconceito, através de informações eficazes e de uma ação solidária e de valorização da pessoa humana. Com infra-estrutura completa de atendimento, o Centro conta com laboratório de análise, centro cirúrgico, farmácia, sala de curativos, salas e ginásio de fisioterapia, odontologia e outros espaços destinados ao atendimento.
Possui uma sapataria especializada em calçados artesanais com palmilhas fabricadas com material próprio para o uso exclusivo dos hansenianos. Também faz adaptações em sapatos e pequenos consertos.  A Caminhada da Fraternidade deu um novo ânimo aos serviços do Centro, pois com os recursos destinados à Casa foi possível a reforma da sede, incluindo o Centro Cirúrgico; a aquisição de aparelhos de fisioterapia; além do auxílio financeiro constante para a manutenção de seus serviços.

Projeto Periferia
O Projeto Periferia, mantido pela Ação Social Arquidiocesana, com 17 anos de atuação junto às regiões mais carentes de Teresina, desenvolvendo ações de promoção e garantia da proteção integral de crianças e de adolescentes em suas próprias comunidades.  Além do reforço escolar, baseado no método construtivista, são oferecidos ainda  Programa alimentar; Acompanhamento social, psicopedagógico e psicológico à criança e ao adolescente, extensivo à família; monitoramento da freqüência e do desempenho escolar; e atividades complementares, como dança, teatro, capoeira etc.

 

Casa Frederico Ozanan
É uma entidade de caráter beneficente e de assistência social, sem fim lucrativo. Seu objetivo principal é amparar pessoas idosas, proporcionando-lhes uma vida digna.  Eles recebem assistência médica, material e espiritual, lazer e serviço funeral. A assistência médica é prestada através dos serviços de médicos voluntários, que semanalmente comparecem a Casa, além de atendimento em seus consultórios. 
Os recursos da Caminhada da Fraternidade permitiram a ampliação das instalações da Casa Frederico Ozanan com a construção de um pavilhão para fisioterapia e aquisição de aparelhos para o mesmo; construção de um salão de beleza, que auxilia na elevação da auto-estima dos idosos; e construção de uma lavanderia mais ampla e aquisição de novas máquinas de lavar roupa.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais