Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Fundação Brasileira de Contabilidade define o coordenador geral para a 2ª Edição do Exame de Suficiência

O contabilista José Lopes Castelo Branco foi novamente designado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) para coordenar a realização do Exame de Suficiência no Piauí.

As provas da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência acontecerão no dia 25 de setembro. Os candidatos deverão acertar pelo 50% das questões para obter a aprovação e ter direito ao registro junto ao CRC-PI como Técnico em Contabilidade ou como Contador, conforme o caso.

José Lopes é membro do Conselho Fiscal da FBC, presidente do sindicato dos Contabilistas do Piauí em segundo mandato, responsável pela contabilidade de diversas empresas e também já representou o Piauí no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

No dia 23 de agosto, José Lopes participa em Belém (PA) de uma reunião com os coordenadores de outros Estados e com a coordenação nacional do Exame.

Exame
Segundo estabelecido no Edital, as provas da segunda edição de 2011 serão executadas, em todo o território nacional, na mesma data e horário, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Inscrição
Durante o mês de agosto, o formulário de inscrição estará disponível nos sites da FBC (www.fbc.org.br), dos CRCs e do CFC. A taxa de inscrição será de R$ 100,00.
Da mesma forma que na primeira edição de 2011 do Exame, realizada no dia 27 de março, somente poderão se inscrever nesta segunda edição os candidatos que tenham efetivamente concluído - ou que venham a concluir até a data do Exame - o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

Programa
As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, abrangendo as seguintes áreas:

Para Técnicos em Contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.

Para Bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada.

Normatização
O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei n.º 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais