Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Contador é nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia

Descrição: IMG 0108

Inaldo da Paixão, à direita, ao lado do Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA, do Presidente do TCE-BA, Zilton Rocha e do Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz.

O vice-governador da Bahia Otto Alencar, no exercício do cargo de governador, assinou no dia 24/05/2012 o Decreto que nomeia o Contador e Professor de Contabilidade Inaldo da Paixão Santos Araújo como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. O Decreto foi divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia hoje (25/05/2012). A nomeação representa uma grande conquista da classe contábil brasileira, que anseia pela ocupação de cargos nas casas de contas (Tribunais de Contas dos Municípios, Estados e União), devido à imprescindibilidade dos conhecimentos técnicos desse profissional nas atividades destes órgãos de exame de contas.


No dia 23/05/2012 (quarta-feira), o Contador Inaldo foi sabatinado em Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, que definiu quase que por unanimidade (55 votos a favor e um contra) a aprovação de seu nome para assumir o cargo de Conselheiro do TCE-BA, no lugar de Manoel Castro, que se aposenta compulsoriamente.


Aos 47 anos, Inaldo da Paixão, que já era Conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), é profissional de Contabilidade nas áreas pública e privada, formado em Contabilidade pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), e é professor de Contabilidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).


Existe uma ideia muito forte dentre a classe contábil brasileira de que os tribunais devem ser menos políticos e mais técnicos, sendo observada uma cota de indicações de profissionais da área de Contabilidade, dada a grande contribuição que estes profissionais podem dar no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, e pelo que preceitua os artigos 74 e 75 da Constituição Federal (que tratam do controle interno, prestação de contas dos recursos públicos), bem como pelo conhecimento que possuem sobre as Normas de Contabilidade e Auditoria aplicadas ao setor público em geral. 

Fonte: CRC-BA
 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais