Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Parlamentares piauienses propõem no Congresso o Lançamento do Ano da Contabilidade no Brasil

Mesa de honra formada na Solenidade


A campanha de valorização da classe contábil “2013: Ano da Contabilidade no Brasil” foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, dia 18 de março, em sessão solene do Congresso Nacional, ocorrida às 11 horas, no Plenário do Senado Federal, em Brasília-DF. Esta foi a primeira vez, em quase 70 anos de história da regulamentação da profissão contábil no Brasil, que a classe foi recebida em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A sessão solene do Congresso Nacional foi realizada por proposição do Senador João Vicente Claudino (PTB-PI) e da Deputada Iracema Portela (PP-PI).

Durante a sessão, o Plenário do Senado ficou lotado com as presenças dos conselheiros do CFC, presidentes e conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), dos presidentes e representantes de várias entidades contábeis nacionais. Ainda, assistiram à solenidade estudantes de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal, e servidores do Executivo Federal que defendem a criação da carreira contábil na administração pública.

Participaram da sessão os Deputados Federais Hugo Napoleão (PSD-PI), Chico Lopes (PCdoB-CE), Cléber Verde (PRB-MA), Mendonça Prado (DEM-SE), Laércio Oliveira (PR-SE), Paes Landim (PTB-PI) e Izalci Lucas (PSDB-DF), e os Senadores José Pimentel (PT-CE) e Cícero Lucena (PSDB-PB). O deputado estadual João Gonçalves, da Paraíba, também esteve presente à sessão.


Pedro, Elias, Josafam e Corsino (1)

Pedro Evano, Elias Caddah, Josafam Bonfim e José Corsino



O Senador João Vicente Claudino foi o primeiro a falar na sessão. Ele fez paralelo entre fatos que marcaram a história da contabilidade e momentos importantes da realidade da profissão e lembrou, inclusive, de personalidades históricas para a profissão contábil do Piauí. A grande relevância da Contabilidade e a real importância do profissional da área, de acordo com o senador, motivaram-no a propor uma sessão conjunta no Congresso brasileiro, proposição que contou também com a iniciativa da deputada federal Iracema Portela.


Deputado Federal Hugo Napoleão


O Deputado Hugo Napoleão citou registros históricos do estado. “Já na Pré-História, no Município de São Raimundo Nonato, hoje Coronel José Dias, está situada a Pedra Furada, onde está um dos mais valiosos acervos da Arqueologia e da Antropologia no mundo. Lá, na Pedra Furada, há inscrições de contabilidade”, ressaltou o Deputado.



Também discursaram na sessão, além de outros parlamentares, os presidentes da Fenacon, Valdir Pietrobon; da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Coelho; da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingos Carneiro.


José Martônio (Presidente da FBC) e Elias Caddah 


Crescimento

Para o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah “uma Campanha como essa, e que vem conquistando todo este espaço, é uma demonstração da força que temos na sociedade e que vai ser potencializada com o crescimento da nossa categoria, que vem se mostrando cada vez mais necessária para a sociedade”.

Senador João Vicente Claudino em seu discurso no Congresso Nacional

Trecho do discurso do Senador João Vicente no Lançamento do Ano da Contabilidade

“(...) Quantas histórias! Quantas conquistas! E o que nos atrai é exatamente a importância que tem estes profissionais da Contabilidade e a própria ciências contábeis para o desenvolvimento sustentável da nossa nação.

No Piauí não foi diferente. A Contabilidade teve um maior reconhecimento pela sociedade nas ultimas décadas. E grande parte deste reconhecimento deve-se à família Raulino. Só esta família, percebam, já constitui uma banca de contadores: são mais de 20 contadores desde o Patriarca José Raulino Castelo Branco. E os seus ensinamentos fizeram com que os três filhos Contabilistas marcassem passos na história da Contabilidade no Piauí. Falo do Raulino Filho, que foi Presidente do CRC-PI e que movimentou a classe, sendo um marco de transformação social e hoje é Diretor da FENACON, do Dr. Corsino Castelo Branco, que atualmente é vice-presidente do CRC-PI, e da figura folclórica e agradável, o José Lopes Castelo Branco, conhecido entre nós como o "Castelinho", que já foi Conselheiro do CFC e, hoje, é membro da Fundação Brasileira de Contabilidade e Presidente do Sindicato dos Contabilistas do Piauí. (...)"

Confira mais fotos



 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: