Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Professor da UFPI e Conselheiro do CRC-PI defende tese sobre o Bolsa Família no Piauí

"O Bolsa Família em Guaribas e Acauã (PI): estudo sobre o desenvolvimento e o significado de experiências pioneiras", é o título da tesedeDoutorado defendida pelo pesquisador Valtemar de Andrade Braga, professor do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas (DCCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e aluno do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federado Maranhão (UFMA) e Conselheiro do CRC-PI, por meio do Doutorado Interinstitucional (DINTER) UFPI/UFMA.  

A pesquisa consistiu no resgate histórico desde a implantação do Programa Fome Zero e do Programa "Cartão Alimentação", desenvolvidos durante o primeiro mandato do presidente Lula, até os dias atuais com o Programa Bolsa Família. Esse resgate histórico se deu através de pesquisa bibliográfica e documental, considerando desde os motivos que levaram à escolha dos dois municípios como piloto do Fome Zero, a implementação, o que esses programas representaram para a população e o município e quais as mudanças que ocorreram nesse período e com a continuidade do Programa Bolsa Família (PBF).

Os motivos que levaram o professor a escolher esses dois municípios como espaço empírico de sua pesquisa, deu-se pelo fato de Guaribas e Acauã terem sidos os municípios pilotos do Fome Zero e do "Cartão Alimentação", criados em 2003 pelo governo federal. Após uma visita preliminar para conhecer os municípios e como o PBF funcionava nesses locais, foi feita uma segunda visita, quando foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com gestores municipais, com os gestores do PBF e outras pessoas como comerciantes, líderes religiosos, professores e moradores antigos. "Um aspecto muito importante foi a metodologia de formação de grupos focais em cada município, divididos entre beneficiários do Bolsa Família e não-beneficiários. Esses grupos focais foram compostos por moradores da zona urbana e rural", destaca o professor Valtemar.

O professor afirma que não há dúvida de que esses programas juntamente com outros programas de transferência de renda contribuíram para que houvesse mudanças nos municípios de Acauã e Guaribas, como aumento da longevidade, diminuição da taxa de mortalidade infantil, redução do analfabetismo e da taxa de fecundidade. "Em 2002, quando ainda não havia esses programas a população passava fome, além da grande dificuldade dessa população para obter água. Com a implantação do Fome Zero e do Cartão Alimentação ocorreram mudanças como melhorias no acesso à água potável, à educação, expansão da rede elétrica, redução da quantidade de analfabetos, além da construção de cisternas para captação de água da chuva. Outro ponto importante é que hoje as famílias já conseguem fazer três refeições por dia, o que não acontecia antes", declara o pesquisador.

 

Prof. Dr. Valtemar de Andrade Braga

O pesquisador observou ainda, a partir dos depoimentos dos entrevistados e integrantes dos grupos focais, que o Programa Bolsa Família proporcionou avanços nas condições de vida das famílias, como maior autonomia e independência da mulher, elevação da autoestima, conquista de crédito para comprar a prazo no comércio local, melhoria das residências e da assistência à saúde, diminuição da evasão escolar, entre outros benefícios.

A tese do pesquisador foi defendida no final de janeiro de 2015 na UFMA e teve como orientadora a Prof.ª Dr.ª Maria Ozanira da Silva e Silva e coorientadora a Prof.ª Dr.ª Antônia Jesuíta de Lima. Participaram da banca examinadora, além da orientadora e coorientadora, o Prof. Dr. Eduardo Suplicy, Secretário dos Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo; a Prof.ª Dr.ª Valéria Ferreira Almada Lima; a Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro de Sousa Araújo.

Fonte: UFPI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: